Como comer o que eu gosto sem atrapalhar minha Reeducação Alimentar?

Diferentemente do que muitas pessoas acredita, é possível comer de tudo mesmo num processo de Reeducação Alimentar.

Não é por que você deseja emagrecer ou ter uma Alimentação Saudável que você precisa deixar de lado aquilo que você gosta.

A verdadeira reeducação alimentar não têm haver com se alimentar apenas de frutas, verduras, legumes e alimentos light/diet, a reeducação consiste em algumas mudanças de hábitos, porém podendo comer de tudo, sem exageros e com equilíbrio! Ou seja, é completamente aceitável comer aquela batata frita, desde que seja com moderação!

Quer Saber como incluir na sua Reeducação Alimentar aquela pizza ou um doce que você goste?

como-comer-o-que-gosta-sem-atrapalhar-a-reeducacao-alimentar Muito se fala no mundo fitness do famoso “dia do lixo”, se você nunca ouviu falar, nada mais é que um dia semana que você pode escolher para comer “besteira”. Porém não vale ser o dia todo, ok?

É só uma refeição mesmo, pois o Dia do lixo pode elevar muito a quantidade de calorias consumidas e prejudicar o esforço feito por você durante toda a semana. Mas essa estrategia pode ser interessante em algumas situações, sabia?

Pois ela te possibilita dar uma escapada da sua rotina alimentar, o que pode te ajudar na motivação e disciplina com a mudanças. Além disso se você sofre com a Ansiedade, essa refeição pode ser boa para “extravasar” daquela rotina alimentar que pode ser rigorosa e até “chata” para muitas pessoas.

Mas fique comigo vou te mostrar que não precisa ser assim!

Dicas simples para uma Reeducação Alimentar de sucesso!

como-comer-o-que-gosta-sem-atrapalhar-a-reeducacao-alimentar-dicas-simples Fazer uma Reeducação Alimentar de sucesso pode ser difícil, especialmente no inicio, não é mesmo?

Você não sabe o que comer, não sabe como montar seus cardápios e ainda corre o risco de cair em muitas pegadinhas que circulam por aí (como essa dos alimentos light)!

Separamos algumas dicas para deixar a sua reeducação alimentar bem pratica, mesmo se tiver um dia a dia corrido:
  • Não Fique muito tempo sem comer

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas, a não ser que você seja praticante do Jejum Intermitente, não te aconselho ficar muitas horas sem se alimentar. Vou explicar!

A não ser que você seja extremamente disciplinada na sua alimentação, e esteja muito mas muito comprometida, você vai acabar “escorregando” e vai colocar tudo à perder com essa estrategia. Mas uma vez, isso não vale para jejum intermitente, pois nele você precisa estar bem organizada na sua alimentação (eu explico como fazer isso aqui).
  • Não desista na primeira “Escapulida”

Conversando com as muitas leitoras que me seguem, percebi que o principal problema que as impedem de emagrecer e alcançar o corpo que elas tanto desejam não é por que elas nunca começam a dieta, mas sim por que elas desistem dela na primeira escapada.

Colega, não é por que você exagerou no fim de semana que vai colocar todo o seu sonho de emagrecer à perder! Ninguém é perfeito cem por cento, nem mesmo aquelas influencers magérrimas e super fitness que você se inspira.

Então à próxima vez que você “jacar” não desista do seu sonho, levante a cabeça e volte à dieta!
  • Não deixe de comer um prato que gosta, aprenda a fazer uma versão menos calórica!

Essa é a dica que mais amo, sério! E quando você aprender a incrementar isso na sua vida, vai amar também. Hoje com as redes sociais e internet, não existe o que você não possa aprender e fazer. Eu mesma nunca deixei de comer nada que amo quando quis emagrecer.

Não sabe cozinhar? Não têm problema, nesse mundo de fazer você mesma vai descobrir que existem receitas para todos os gostos e habilidades culinárias (veja aqui algumas receitas para quem não sabe cozinhar)
  • Beba mais água

Essa dica é clássica não é mesmo?! Mas não tem como fugir, água é essencial para todas as nossas funções metabólicas. Veja aqui.

Eu sei que na correria do dia acabamos esquecendo, eu também tinha esse péssimo habito de esquecer de me hidratar, mas vai por mim vai fazer uma grande diferença no seu emagrecimento, e até na sua pele e cabelo.

Meu conselho: leve sempre uma garrafinha com você e crie o hábito de beber pelo menos 2 litros de água todo dia, seu corpo vai agradecer.
  • Invista nas saladas

Eu sei bem que algumas pessoas não gostam muito de saladas e verduras, mas sabemos que elas além de super saudáveis são os nossos melhores amigos na hora de emagrecer. Pensando nisso, separei algumas receitas de saladas para quem não gosta de salada, veja aqui.
  • Durma bem

Sabe aquela expressão de chamada “Sono da Beleza, então amiga, ela não é à toa!

Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia. Já é comprovado cientificamente que o sono influencia diretamente na liberação desse hormônio é, na obesidade, como você pode ver aqui e aqui.

Além disso, uma boa noite de sono é essencial para nossa disposição e energia durante o dia.
  • Invista em fibras

Todo mundo sabe que a ingestão adequada de fibras é extremamente importante para a saúde intestinal e a manutenção da saciedade (veja aqui alguns benefícios).

Então porque será que muita gente não segue essa regra? Eu te respondo, por nos acostumamos a comer mal. Nós comemos alimentos nada saudáveis e comemos demais, é o pior não nos exercitamos.

Acompanhando nosso blog, você vai ver que não é tão difícil acrescentar essas mudanças na sua vida. No caso das fibras existe suplementos de fibras, mas se você não quer ou não têm “grana” para investir em suplementos, você pode acrescentar na sua alimentação mais alimentos ricos em fibra.
  • Invista em Alimentos Integrais

Essa dica é um complemento da anterior, na verdade. Como te falei, fibras são importantes para nossa saúde e ponto. Mas, no caso dos Alimentos Integrais, temos algumas vantagens extras.

Além deles conterem mais nutrientes que as versões refinadas e muitas fibras, como dito, não sei se você sabe mais alimentos integrais, como farinha de trigo integral, têm índices glicêmicos mais baixos o que é uma grande vantagem se você deseja emagrecer.
  • Se exagerar em algum dia, não desista

Se você exagerar em um dia, não precisa desistir e jogar fora os seu objetivo de uma vida mais saudável, recomece novamente no dia seguinte. É perfeitamente normal e aceitável que você consuma um pouco mais um dia ou outro, mas veja bem, não crie disso um habito de “escapar” da dieta viu?

Lembre-se:

  • Não é uma “refeição lixo” na semana que irá atrapalhar seus planos, portanto não se sinta culpada após fazê-la;
  • Dieta é temporária, reeducação alimentar é pra sempre! Busque manter o prazer em se alimentar, e prefira sempre Comidas de Verdade. Assim tudo será mais fácil.
  • Cuidado com os exageros, principalmente de carboidratos refinados, como pães, arroz, macarrão.
  • Também evite os açúcares, como refrigerantes, doces em geral, eles são uma bomba calórica;
  • Procure substituir receitas tradicionais por versões mais saudáveis para melhorar a qualidade do prato;
  • ORGANIZE-SE! Acredite saber exatamente o quê e quando comer vai fazer uma diferença enorme na sua rotina alimentar, isso é extremamente importante. Especialmente se você é ansiosa e costuma ter várias escapadinhas durante a semana (veja aqui);
  • Antes de tudo, não pense em ter resultados imediatos! E não fique na ansiedade de emagrecer tudo de uma vez, acredite essa é melhor estrategia para não cair no erro de desistir do seu sonho.
  • Se puder, procure a orientação de um profissional. Existem diversos nutrólogos e nutricionista maravilhosos para te ajudar nesse processo de emagrecimento e Reeducação Alimentar, portanto, não tenha vergonha de procurar ajuda se você sente que não vai conseguir sozinha. Esse profissionais podem te ajudar muito a adequar uma alimentação certa para o seu caso e meta.
Reeducação alimentar é uma mudança no estilo de vida! Procure ajuda para se reeducar e aproveite os benefícios de comer saudável sem deixar de lado o prazer de se alimentar e continue seguindo as nossas dicas!

One Response

Leave a Reply