Primeiros passos para Emagrecer com Reeducação Alimentar

Neste artigo, nós do Reeducar Emagrece, elaboramos dicas práticas para você começar a sua Reeducação Alimentar de maneira simples, porém eficiente para Emagrecer.

Saiba agora como perder peso saudável, sem ter que procurar medidas mais drásticas, como o uso de remédios para emagrecer ou cirurgia bariátrica, e de forma que você consiga efetivamente alcançar resultados definitivos.

O que é reeducação alimentar?

reeducacao-alimentar

Primeiramente você precisa entender o que é a Reeducação Alimentar. Para grande parte das pessoas muito provavelmente essa resposta viria cheia de mitos e conceitos equivocados como: comer comida “sem gosto”, deixar de comer o que gosta, controlar as calorias etc.

E se eu te disse-se que a Reeducação Alimentar têm mais haver com mudanças de hábitos do que com uma dieta restritiva?

A reeducação alimentar de mais nada é que um processo de mudança da sua relação com a comida, vou te explicar!

Diferente de uma alimentação restritiva, que corta alimentos ou grupos alimentares, como gordura e carboidrato, a reeducação alimentar se baseia em repensar seu comportamento e hábitos alimentares, reorganizando sua alimentação e promovendo um emagrecimento saudável.

Vejo que algumas pessoas não querem repensar seu hábitos alimentares, por acreditarem que terão que se submeter a grandes restrições para emagrecer. Porem, a Reeducação Alimentar, é a melhor maneira para emagrecer de forma saudável. Pois ela promove um emagrecimento duradouro, já que seus fundamento são baseados em hábitos saudáveis que se leva para vida toda.

Ao contrário de dietas restritivas que são muito difíceis de serem sustentadas à longo prazo.

Como Emagrecer com Reeducação Alimentar?

como-emagrecer-com-a-reeducacao-alimentar

A Reeducação Alimentar é, sem dúvida, a melhor receita para perder peso com saúde e para sempre, porém nem sempre é fácil implementar as suas ideias no dia a dia, não é mesmo?

Isso porque a maioria de nós sabemos que consumir alimentos, como frutas, verduras, legumes e proteínas magras é muito mais saudável que comer “alimentos pesados”, como frituras, refrigerantes e lasanha, mas nem sempre é fácil deixar de comer o que gosta.

Ainda existe o mito que reeducação alimentar é difícil e comida saudável é sem graça e sem sabor, mas confira nosso artigo. Vamos te mostrar dicas para perder peso com Reeducação Alimentar para você aplicar na sua rotina de forma fácil e simples.

Primeiros Passos para Emagrecer com Reeducação Alimentar

Veja a seguir alguns passos simples que elaboramos para você começar hoje mesmo a sua Reeducação Alimentar:

1. Faça pequenas mudanças Todos os dias

De nada adianta fazer mudanças drásticas se você não conseguir manter os novos hábitos.

Com o intuito de que essas mudanças sejam implementadas no dia-a-dia você deve fazer pequenas mudanças diariamente ou se propor pequenas mudanças por semana, por exemplo.

Você precisa manter a constância até que as mudanças se tornem um hábito comum da sua rotina. Veja que os primeiros passos para emagrecer com Reeducação Alimentar sem correr o perigo de ganhar peso de novo, consistem em realizar mudanças graduais em seu estilo de vida.

2. Reeduque o seu paladar

Com o objetivo de adotar uma melhor forma e ser mais saudável você deve reeducar o paladar para apreciar novos sabores.

Isso não significa que você deva comer alimentos que não gosta, se não tiver vontade, mas sim, que você pode (e deve!) e experimentar novos sabores mais saudáveis e menos calóricos caso deseje ter sucesso com Reeducação Alimentar.

Se não aprecia o gosto de algum alimento e sabe que ele é necessário, experimente-o de outra maneira, ou aprecie a ideia de usar uma receita diferente da habitual.

Você verá que suas refeições passaram a ter outro sabor no momento em que você eliminar o consumo de comidas industrializados que estão cheios de aromatizantes e intensificares de sabor (veja porque consumir alimentos industrializados em excesso pode fazer mal).

3. Experimente Novas Receitas

Existem uma infinidade de receitas saudáveis de saladas, sopas e até pratos considerados “pesados” que podem ser feitos de maneira mais leve e menos calórica.

Experimente receitas diferentes e opte constantemente pelos alimentos na sua forma integral, visto que eles diminuem o apetite, além de equilibrar o funcionamento do intestino.

4. Não esqueça de se hidratar

A hidratação com água é importante para quem deseja emagrecer com a Reeducação Alimentar visto que a água é fundamental para as funções metabólicas funcionarem corretamente (saiba mais sobre o seu metabolismo).

A água não possui calorias e limpa as toxinas do organismo, facilitando a desintoxicação, bem como a eliminação do excesso de líquidos.

O recomendado é ingerir de 1,5 a 2 litros de água, porém se você possui qualquer obstáculo em ingerir toda essa água, experimente acrescentar primeiro um pedacinho de gengibre ou esmagar meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo vários goles ao longo o dia.

4. Prefira chás e sucos em vez de refrigerante

Quer emagrecer e, de quebra, ter mais saúde? Então, dê um tempinho nos refrigerantes e acrescente ao seu cardápio os sucos naturais de fruta. Eles são escolhas mais saudáveis e nutritivas do que bebidas como refringente, mesmo o zero açúcar.

Além disso é uma outra oportunidade para consumir maior quantidade de líquidos é beber chá sem açúcar, porém jamais beber suco industrializado, refrigerante ou sucos naturais com açúcar visto que eles fornecem açúcar extra, porém desidratam.

Leia Também:

5. Praticar Atividade Física

As pessoas dizem que têm colesterol e pressão frequente, não são obesas e não têm histórico de doenças na família. Está tudo certo com elas? Não.

Pode se sentirem bem com a sua rotina, porém se não nos movimentarmos, ficaremos mais doentes, e num futuro próximo.

Ela nos promove maior saúde e protege contra doenças. É o primeiro dos segredos para uma vivência não apenas longa, porém com qualidade e bem-estar.

Distanciar do sedentarismo é o mais sensato caminho até a velhice saudável e feliz.

6. Prefira comida feita em casa

Sei que os dias de hoje são muito corridos para todo mundo, mas você conseguir criar uma rotina de cozinhar sua comida, será maravilhoso! Porque, cozinhando sua comida em casa, você pode optar por usar ingredientes mais leves e menos calóricos, tornando as suas refeições mais frescas e leves.

E para isso você verá que não precisa fazer uma comida sem sal e nem sabor para ser saudável! Existem uma infinidades de temperos e ervas que você pode usar para incrementar as suas receitas de uma forma fantástica.

Cardápio para Reeducação Alimentar

cardapio-para-reeducacao-alimentar

Pensando em facilitar a sua vida, ainda mais nos dias corridos de hoje, damos um exemplo de cardápio prático para quem quer emagrecer com Reeducação Alimentar, veja:

  • Café da manhã:

1. Opção: Duas fatias de pão de integral com queijo branco e suco natural de frutas frescas (com adoçante);

2. Opção: Duas torradas integrais com iogurte desnatado, duas colheres de granola e café a gosto (com adoçante).

3. Opção: Um ou dois copos de Vitamina de abacate (feita com leite desnatado tá!);

  • Lanche da manhã:

1. Opção: Um iogurte natural desnatado com dois morangos picados e uma colher de sopa de mel puro;

2. Opção: Uma fatia de queijo branco light;

3. Opção: Três castanhas com uma maçã inteira;

  • Almoço:

1. Opção: Um omelete com um batata doce cozida e repolho refogado. Uma fruta de sobremesa;

2. Opção: Uma porção de proteína magra saudável (como esses hambúrgueres vegetarianos) duas colheres (sopa) de arroz integral e salada á vontade (cuidado com os molhos industrializados!). Uma fatia (100 g) de melancia, para a sobremesa;

3. Opção: Uma crepioca light, uma batata cozida e salada verde à vontade. De sobremesa iogurte desnatado e uma colher (sopa) de mel;

  • Lanche da tarde:

1. Opção: Um suco natural de laranja, duas torradas integrais com ricota ou queijo cottage;

2. Opção: Uma porção pequena de salada de frutas light;

3. Opção: Uma panqueca light com chá à vontade (com adoçante);

  • Jantar:

1. Opção: Uma ou duas porções de sopa detox;

2. Opção: Macarrão light feito de legumes (veja aqui algumas receitas);

3. Opção: Duas colheres de arroz integral, mais porção de proteína magra e uma salada proteica, você pode acrescentar queijo branco ou tofu, por exemplo.

Receitas para Reeducação Alimentar

Você sabia que existe receitas saudáveis e menos calóricas que as tradicionais? Pois é, Emagrecer com Reeducação Alimentar não precisa ser chato e sem sabor!

Desta forma você emagrece sem passar fome ou vontade, não é ótimo?

Confira abaixo algumas receitas gostosas e saudáveis para Emagrecer com Reeducação Alimentar.

  • Receita de macarrão light

como-emagrecer-com-reeducacao-alimentar-receita-macarrao-light

Ingredientes:

  • 2 tomates;
  • 1 cenoura;
  • 2 abobrinhas;
  • 1/2 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • sal a gosto;
  • orégano a gosto;
  • pimenta do reino a gosto;
  • manjericão a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem os vegetais. Rale 1 tomate e corte o outro em cubos. Corte a cebola em cubos e pique o alho com a ponta da faca. Reserve;
  2. Leve a cebola para refogar em uma frigideira anti-aderente com o azeite. Em seguida adicione alho e tomates.
  3. Tempere com sal, orégano e pimenta. Misture bem e deixe cozinhar por 8 minutos. Reserve;
  4. Com um ralador rale a abobrinha e macarrão, se não corte em tirinhas com uma faca afiada;
  5. Em uma panela com azeite e alho adicione a cenoura e deixe amolecer, em seguida adicione a abobrinha e deixe cozinhar com a panela tampada por 5 minutos até amaciar;
  6.  Sirva com o molho de tomate caseiro e finalize com folhas frescas de manjericão.

  • Lasanha Low Carb

como-emagrecer-com-reeducacao-alimentar-receita-lasanha-low-carb

Ingredientes:

  • 2 berinjelas pequenas
  • 2 abobrinhas pequenas
  • 1 cebola grande
  • 2 tomates grandes
  • molho de tomate (receita abaixo)

Modo de Preparo:

  1. Lave e corte em rodelas as berinjela e abobrinhas e as cenouras (pode picar em tiras finas se preferir);
  2. Coloque sal e disponha as berinjela em um escorredor apoiado em uma bacia grande. Deixe reservado as cenouras e as abobrinhas;
  3. Logo em seguida as fatias de berinjela começam a liberar um caldo escuro. Quando parar de escorrer este caldo as rodelas de berinjela estão prontas para serem utilizadas;
  4. Tempere as cenouras e as abobrinhas com um pouco de sal e deixe repousar enquanto segue com a receita;
  5. Em uma frigideira de boca bem larga, aqueça óleo grelhe as rodelas de abobrinha até dourar dos dois lados. Se for necessário acrescente um pouquinho mais de óleo;
  6. Enquanto isso, em uma panela dê uma leve cozida nas cenouras, não deixe cozinhar muito só ate amolecer;
  7. Unte um refratário para assar a lasanha e forre com as rodelas de abobrinha grelhadas. Mantenha o refratário perto da frigideira onde está grelhando os legumes para facilitar o trabalho;
  8. Assim que terminar ade grelhar as abobrinhas adicione um pouco mais de óleo na frigideira e frite as cebolas até dourar. Tempere com sal e um pouco de pimenta do reino se desejar;
  9. Retire as rodelas de cebola e cubra as abobrinhas no refratário;
  10. Grelhe as rodelas de tomate e e as cenouras até dourar, temperando com sal e pimenta do reino. Coloque em cima das cebolas no refratário
  11. Coloque mais óleo na frigideira e grelhe as rodelas de berinjela. Não coloque sal, porque você já colocou antes, e não é necessário.Deixe grelhar até dourar dos dois lados;
  12. Disponha as rodelas de berinjela no refratário sobre os tomates;
  13. Coloque uma camada do molho de tomates sobre as rodelas de berinjela e depois coloque outra camada de berinjela grelhada sobre o molho de tomates. Salpique um pouco de queijo ralado;
  14. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por mais ou menos 20 minutos ou até que fique dourada. Não é necessário cobrir o refratário. Sirva quente acompanhada de arroz e salada ou como preferir.

Ingrediente Molho de Tomate:

  • 4 tomates grandes bem maduros
  • 3 dentes de alho grandes
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  1. Leve os tomates cortados em pedaços grandes mantendo a pele e as sementes.
  2. Em uma panela coloque o óleo e doure o alho picado bem miudinho tendo o cuidado de não queimar.
  3. Tempere com o sal e pimenta, e acrescente os tomates picados.
  4. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Não é necessário acrescentar água, o tomate solta água suficiente para formar um molho bem cremoso conforme a imagem abaixo. Deixe o molho cozinhar enquanto prepara os legumes.

Gostou? Compartilhe!

Resumo
Data De Revisão
Ponto Revisto
Emagrecer com Reeducação Alimentar
Classificação Do Autor
51star1star1star1star1star