6 Benefícios de consumir alimentos com fibras

Você consome Alimentos com Fibras? Pois saiba que ingerir fibras não serve apena para combater o intestino preso, o consumo adequado de fibras pode diminuir o risco do desenvolvimento de doenças, além de contribuir muito para manter uma dieta saudável, consumir Alimentos Ricos em Fibras ajuda seu corpo a funcionar na sua melhor forma e te dá muito mais qualidade de vida.

Porque consumir Alimentos com Fibras?

porque-consumir-alimentos-com-fibras

Consumir Alimentos com Fibras de forma regular e nas quantidades corretas pode minimizar as chances de desenvolvimento de doenças serias como:

  1. Prevenção de AVC devido a sua ação na absorção de gorduras;
  2. Reduz a pressão alta;
  3. Trata a prisão de ventre, podendo ajudar no tratamento de do problema gastrointestinal:
  4. O consumo diário e regular de fibras alimentares pode ajudar ainda no tratamento e prevenção de outros problemas de saúde como a obesidade, são resultados benéficos ingestão adequada de fibras na dieta;
  5. Em pessoas portadoras de diabetes, percebe-se também uma redução da glicose no sangue, o que favorece um melhor controle da glicemia;
  6. Além disso, as fibras podem favorecer uma melhora na flora intestinal.

Alimentos com Fibras para incluir na dieta

alimentos-com-fibras-para-incluir-na-dieta

Na hora de planejar a sua alimentação ou de elaborar a sua dieta para emagrecer ou não, você deve sempre incluir Alimentos com Fibras. Geralmente mais fibras estão presentes em alimentos integrais e naturais, como por exemplo: cereais, futas e legumes em geral. Veja alguns exemplos escolhidos por nós abaixo:

  • Abacate;
  • Maça;
  • Ameixa;
  • Rúcula;
  • Acelga:
  • Aguião;
  • Aveia:
  • Mamão.

Fibras solúveis ou insolúveis: como identificar?

Você sabia que as fibras podem ser classificadas em dois tipos? Isso mesmo, são as fibras solúveis ou fibras insolúveis. E os alimentos com fibras acima podem possuir ambos os tipos de fibras.

Agora vou te ensinar a perceber a diferença dos dois tipos de fibras, assim você poderá escolher qual a melhor para a sua necessidade, veja:

  • Fibras Solúveis: Essas fibras são mais encorpadas e espessas. Elas prolongam o tempo da saciedade, evitando que a fome volte a toda hora. Por isso, as fibras solúveis podem ajudar a emagrecer. Fontes: semente de linhaça, chia, amendoim, aveia, abacate, laranja e pera.
  • Fibras Insolúveis: Por aumentarem o bolo fecal, são perfeitas para quem sofre de intestino preguiçoso e prisão de ventre. Exemplos: aveia, farelo de trigo, feijão, arroz integral e cereais integrais.

Quanto consumir por dia?

Para conseguir alcançar a recomendação de de 20 a 30 gramas de fibras por dia, é importante que, ao longo do dia, sejam consumidos Alimentos com Fibras.

Para ter todos os benefícios, deve-se incluir as fibras no dia a dia, e existem muitas maneiras de incluir alimentos com fibras nas suas refeições. Para isso pode-se variar o consumo de leguminosas, por exemplo, são ótimas fontes de fibras, perdendo apenas para os cereais.

Outra dia é consumir mais frutas e aveia no café da manhã. Alguns alimentos estratégicos são ainda melhores para aumentar a oferta diária de fibra, são eles farelo de aveia e o farelo de trigo.

Pode-se ainda, investir em sucos detox, de preferência que contenham muitos vegetais em sua receita.

Você deve dar preferencia para aqueles alimentos mais integrais, evite os refinados, e aumente o tamanho das suas porções de vegetais e legumes nas principais refeições do dia.

Antes de se beneficiar com o consumo dos Alimentos com Fibras , é imprescindível beber pelo menos 2 litros de água por dia. Do contrário,as fibras, especialmente do tipo solúvel, não poderão absorver água e podem causar a ação inversa do desejado, como piorar a prisão de ventre. Por isso, é importante se hidratar bem.
Gosto? Compartilhe!

Leave a Reply