Suplementos de Vitamina D

Avalie este post

suplementos-de-vitamina-d

Os suplementos de vitamina D são indicados para pessoas com déficit nessa vitamina, e conseguem ser comprados em farmácias e drogarias sem receita médica, no formato de comprimidos ou em gotas, como é o caso do remédio Addera D3.

A vitamina D possui como aplicação reforçar a absorção de cálcio no intestino, para contribuir para produção e o revigoramento de ossos e dentes. O déficit nessa vitamina é diagnosticada por meio do exame de sangue conhecido por 25( OH )D, e pode provocar complicações como osteoporose e diabetes.

Quando devemos fazer Suplementação de vitamina D?

A Suplementação de vitamina D deve ser feita apenas por recomendação medica. Geralmente é mais recomendada para crianças com raquitismo, para pessoas raramente se expõem ao sol, como as que vivem em cidades em que faz muito frio, ou para idosos com mais de 65 anos de idade.

Também pode ser indicada para  indivíduos com osteoporose e aqueles que apresentem baixa quantidade dessa vitamina, independentemente da idade.

O Medico especialista geralmente desconfiará da Deficiência De Vitamina D de acordo com o relato de sintomas do paciente, e o diagnostico é feito por meio de um exame chamado 25(OH)D.

Tipos de suplementos de vitamina D

suplementos-de-vitamina-d-tipos

 

A vitamina D pode ser encontrada em gotas ou comprimidos, tendo diversas dosagens.

  • Suplementos líquidos

Os suplementos líquidos de vitamina D, como Vitta D e Font D, conseguem ser usados por adultos e crianças de todas as idades. A dose diária do suplemento varia de acordo com a idade e a concentração do remédio, porém geralmente recomenda-se de 1 a 6 gotas por dia para crianças e 7 gotas para adultos.

  • Suplementos em cápsulas

Os suplementos de vitamina D no formato de cápsulas, como Supra D e Addera D3, conseguem ser usados por crianças maiores de 12 anos e por adultos, geralmente sendo localizados em concentrações de 200 UI a 50.000 UI de vitamina D. O suplemento em pílula precisa ser tomado 1 vez dia, e o tratamento frequentemente dura de 2 a 4 meses.

Cuidados com a suplementação de vitamina D

Usar suplementos de vitamina D sem indicação médica pode provocar a uma superdosagem dessa vitamina, causando complicações como incapacidade renal, pressão alta, fraqueza muscular, prisão de ventre e vômito.

Além disso é fundamental precaver que crianças, mulheres grávidas e indivíduos com carência renal precisam ingerir o suplemento de vitamina D somente sob indicação médica.

Além dos suplementos, a vitamina D pode ser encontrada naturalmente em alimentos como peixes, frutos do mar, leite e derivados, e inclusive é fabricada pelo corpo no momento em que a pele encontra-se ostentada à luz solar. Dessa forma, quem necessita ingerir suplemento de vitamina D similarmente necessita adotar essas precauções.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!