Passiflora – Calmante Natural para situações de stress e ansiedade

passiflora-calmante-natural

 

 

 

 

 

 

 

A passiflora é um vegetal que contém vários princípios ativos que atuam em união com o objetivo de proporcionar resultados calmantes, ansiolíticos e tranquilizadores. Como tal, é algo terapêutico indicada para situações de perturbações do sono, estresse e na impaciência, tanto para adultos como na criança. Conheça os excelentes benefícios desta erva.

O que é a Passiflora

o-que-e-a-passiflora-calmante-natural

A Passiflora é um gênero de flor originário da América do sul que contém centenas de espécies, sendo a sua fruta muito popular: o maracujá.

independentemente de a sua fruta ser a mais popular e a parcela mais conhecida deste vegetal, os restantes componentes (raízes, folhas e flores ) são bastante usados na fitoterapia, especialmente pelas suas características tranquilizantes e efeitos calmantes em cima do nervoso central.

Além da sua ação tranquilizante, a passiflora auxilia justamente a afastar insônias e a favorecer a qualidade do sono, travar o desarranjo intestinal, monitorizar a hipertensão arterial, tosse, asma e complicações da pele.

Passiflora – Propriedades Nutricionais e Terapêuticas

Além das propriedades citadas anteriormente, esta planta ainda possui outras propriedades:

  • Poderoso Antioxidante

Por a sua fartura em vitaminas e grande proporção de antioxidantes, flavonoides, alcaloides e saparinas, a passiflora apresenta características antioxidantes que ajudam na batalha a radicais livres, sendo exatamente os princípios ativos responsáveis pelos resultados calmantes e relaxantes do vegetal.

  • Calmante e Sedativo

passiflora-calmante-natural-sono-tranquilo

Alguns destes compostos ativos, em especial a crisina, atuam ao nível do sistema nervoso central, contribuindo na regulação de vários neurotransmissores, nomeadamente a serotonina, o neurotransmissor aliado a disposição e ao bem-estar.

Desta maneira, a passiflora é especificamente indicada com o objetivo de ajudar no trato de estados de ansiedade, irritação, agitação, nervosismo, depressões, insônias e e outros como distúrbios o sono. Vale distinguir que independentemente de do seu resultado calmante, a passiflora não gera dependência, podendo também ser usada em crianças.

Leia Também:

Como resultado secundário deste resultado relaxante,a passiflora pode auxiliar na Perda de Peso, porque parece diminuir o consumo alimentício, Controlando a Compulsão Alimentar associada a irritação.

Com resultado, os elevados níveis de irritação crónico a que estamos frequentemente sujeitos estimulam a libertação de cortisol, também conhecido de hormônio do estresse, que em exagero, favorece a ingestão nutricional excessiva e acumulação de adiposidade, especialmente na região abdominal.

Desta maneira, a utilização da passiflora pode auxiliar a controlar e compensar os níveis de irritação, auxiliando com finalidade de facilitar o Emagrecimento, desde que associada a uma dieta saudável e equilibrada, além da prática de exercícios físico.

  • Anti-inflamatório e depurativo

passiflora-calmante-natural-anti-inflatorio

A infusão das suas folhas possui também características anti-inflamatórias e depurativas, auxilia no relaxamento muscular, na regulação das contrações gastrointestinais (de razão nervosa), na redução da tensão arterial a fim de níveis saudáveis e na cicatrização da derme.

Parece, também, possuir benefícios ao nível da redução dos sinais incomodativos da tensão pré-menstrual ( TPM ) na mulher e ajudar na concentração nos casos de hiperatividade na infância.

  • Propriedade Nutricionais do Maracujá

passiflora-calmante-natural-maracuja

Como exposto antes, o substância mais popular da Passiflora é a sua fruta, o maracujá. Diante de termos de composição nutricional, o maracujá é abundante em:

  • Provitamina A (betacarotenos);
  • Vitamina C(fornece próximo desde 50% da dose diária recomendada);
  • Fibras( auxilia na regulação do trânsito intestinal );
  • Minerais, nomeadamente o ferro(auxilia em casos de anemia);
  • Potássio( com o objetivo de regulação da pressão arterial);
  • Vários ácidos orgânicos com características tranquilizantes e sedativas, como os demais componentes do vegetal.

Apresenta, por isto, características antioxidantes e anticancerígenas, contribuindo no confronto do estresse oxidativo e radicais livres.

É ainda uma fruta bastante abundante de água, exercendo certa ação hidratante e refrigerante, especialmente no verão.

Como consumir a Passiflora

passiflora-calmante-natural-como-consumir

Para obter os benefícios desta planta, pode utilizá-la ao natural, através da infusão das suas raízes, flores ou folhas desidratadas, ou em suplementos deste extrato, como cápsulas, em pó ou em xarope, os quais pode encontrar em farmácias e lojas dietéticas.

No caso da infusão, deverá ferver 2 colheres de chá rasas de chá de passiflora para 1 chávena de água durante 1 minuto e deixar em infusão 10 minutos. Recomenda-se beber 3 a 4 chávenas por dia.

Contraindicação

Como qualquer planta com princípios bioativos, ela está contra-indicada em mulheres grávidas e em amamentação, assim como em bebes e crianças muito pequenas. Nestes casos, recomenda-se a consulta do médico antes de tomar passiflora, em particular na versão de suplemento alimentar.

Além disso, o seu consumo não é indicado com o uso conjunto de medicamentos ansiolíticos, sedativos e depressores do sistema nervoso, pois pode potenciar excessivamente os seus efeitos.

Gostou? Compartilhe!!!

 

Resumo
Data De Revisão
Ponto Revisto
Passiflora Calmante Natural
Classificação Do Autor
51star1star1star1star1star