Como tomar sol para produzir Vitamina D

Como tomar sol para produzir Vitamina D
Avalie este post

Para elaborar vitamina D de maneira segura, deve-se tomar um banho de luz por ao menos 15 minutos por dia, sem utilizar protetor solar. Para pele morena ou negra, este tempo precisa ser de 45 minutos a 1 hora por dia, uma vez que quanto mais escura a pele, mais complicado é a fabricação de vitamina D.

A vitamina D gerada na pele é a essencial fonte dessa vitamina para o corpo, uma vez que os alimentos ricos em vitamina D, como peixes e fígado, não fornecem a porção indispensável todos os dias desse nutriente. Saiba em que alimentos pode encontrar vitamina D.

Melhor horário para tomar sol

O melhor horário para tomar sol é no momento em que a sombra do corpo é menor que a própria altura, uma vez que o ponto do sol inclusive tem influencia na elaboração da vitamina D. Isto geralmente ocorre depois das 10h da manhã e antes das 16:30h da tarde, porém deve-se evitar a exposição prolongada a luz nos horários mais quentes do dia, entre as 12h e as 15h.

Para elaborar adequadamente vitamina D, é preciso tomar luz durante no mínimo 15 minutos para peles claras e 45 minutos a 1 hora para peles escuras. O banho de luz precisa ser estabelecido ao ar livre, com o máximo de pele ostentada e sem barreiras como vidros de carros ou protetor solar, para que os raios UVB atinjam de modo direto a maior porção de pele possível.

Bebês e idosos além disso precisam tomar um banho de luz todos os dias para proteger-se deficiências em vitamina D, porém, deve-se ter singular atenção com os idosos, uma vez que eles precisam de ao menos 20 minutos ao luz para elaborar quantidades adequadas dessa vitamina.

Deficiência de vitamina D

As principais consequências da deficiência de vitamina D são:

  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Osteoporose em adultos e idosos;
  • Osteomalácia em crianças;
  • Dor e fraqueza muscular;
  • Diminuição de cálcio e fósforo no sangue;

O diagnóstico de deficiência em vitamina D é feito através de um exame de sangue chamado 25(OH)D, onde os valores normais são maiores que 30 ng/ml. Saiba o que pode provocar falta de vitamina D.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar
Pin
Twittar
+1
Compartilhar