Alimentos ricos em vitamina D

Alimentos ricos em vitamina D
Avalie este post

As principais fontes alimentares de vitamina D são proteínas, e alimentos como ovo, leite, queijos e cogumelos. Além dos alimentos, a fundamental fonte desta vitamina é a sua produção na pele por meio da exposição dos raios do luz, sendo imprescindível tomar um banho de luz todos os dias, no decorrer de cerca de 15 minutos.

A Vitamina D favorece a captação do cálcio no intestino, sendo fundamental para sustentar os ossos e os dentes, além de evitar muitas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, complicações cardíacas, diabetes e pressão alta. Veja outras funções da vitamina D.

Vitamina D nos alimentos

Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente de origem animal, e a relação a seguir traz a quantidade desta vitamina em cada 100 g de alimento.

Alimentos ricos em vitamina D Porção Quantidade de vitamina D Energia
Óleo de fígado de bacalhau 13,5 g 34 mcg 118 calorias
Salmão cozido 100 g 12,5 mcg 271,4 calorias
Ostras cruas 100 g 8 mcg 81 calorias
Arenque fresco 100 g 23,57 mcg 228,5 calorias
Leite Ninho fortificado 100 g 6,92 mcg 500 calorias
Ovo cozido 100 g 1,3 mcg 156 calorias
Fígado de galinha 100 g 1,31 mcg 136,9 calorias
Sardinhas enlatadas 100 g 7,5 mcg 296,4 calorias

Um adulto sadio necessita ingerir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/ dia.

Quando usar suplemento de Vitamina D

Os suplementos de vitamina D precisam ser usados no momento em que os níveis desta vitamina o sangue estão mais baixos do o comum, sendo preciso realizar exame de sangue para ter esta análise.

O médico ou nutrólogo pode, por isso, propor o utilização de suplementos em cápsulas ou em gotas, que precisa ser tomado de acordo com a indicação médica. Em maior parte, o déficit de vitamina D é um distúrbio comum, o que pode elevar o perigo de complicações como infertilidade, fraqueza nos ossos, câncer e complicações cardíacas. Veja Como tomar sol de forma segura para produzir Vitamina D.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar
Pin
Twittar
+1
Compartilhar