Alimentos ricos em vitamina D

alimentos-ricos-em-vitamina-d

As principais fontes alimentares de vitamina D são proteínas, e alimentos como ovo, leite, queijos e cogumelos. Além dos alimentos, a fundamental fonte desta vitamina é a sua produção na pele por meio da exposição dos raios do luz, sendo imprescindível tomar um banho de luz todos os dias, no decorrer de cerca de 15 minutos.

A Vitamina D favorece a captação do cálcio no intestino, sendo fundamental para sustentar os ossos e os dentes, além de evitar muitas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, complicações cardíacas, diabetes e pressão alta. Veja outras funções da vitamina D.

Alimentos ricos em vitamina D

vitamina-d-nos-alimentos

Os alimentos ricos em vitamina D são principalmente de origem animal, e a relação a seguir traz a quantidade desta vitamina em cada 100 g de alimento.

  • Ovos

Hoje se sabe que Ovos estão no grupo de alimentos que são considerados Alimentos Completos tamanho a quantidade de nutrientes presentes. Rico em nutrientes, ele é uma ótima fonte de vitamina D. Além disso, ele pode te ajudar no processo de Emagrecimento, por que tem poucas calorias e por ser uma boa fonte de proteínas.

Em geral, a sua gema é a porção mais rica em vitamina D e outras, especialmente aquelas do Complexo B. Vale a pena investir no consumo semanal, ou mesmo, diário de ovos. Você pode consumi-los de manhã ou tarde. Aproveite e veja aqui Receitas de Panquecas.

  • Cogumelos

Os Cogumelos vem sendo mais usado pelos brasileiros somente nos últimos anos, porém no oriente ele já é conhecido a milhares de anos. Muito nutritivo, é um alimento bem conhecido na medicina chinesa.

Além de possuir vitamina D, é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres e assim previne doenças como câncer. Também está entre uma das melhores fontes de proteínas vegetais.

  • Laranja

A Laranja, além de ser muito saborosa, pode ser considerada uma fonte de vitamina D. Como muitos sabem a laranja também é rica em vitaminas C, o que é perfeito para deixar a saúde melhor e aumentar a imunidade contra doenças.

Pode ser consumida em forma de suco ou em natura, se preferir ainda pode acrescenta-la em suas receitas ficará uma delicia.

  • Leite, queijos e derivados

O leite e seus derivados também podem ser considerados fontes de vitamina D, ainda que possuam melhor quantidade que frutos do mar por exemplo. Como geralmente são consumidos diariamente podem ajudar bastante a evitar a Deficiência de Vitamina D, em especial, em casos de pessoas que moram em locais muito frios aonde quase não se pode tomar banho de sol, ou mesmo em caso de pessoas que não tem o costume de se expor a radiação solar.

Como são ricos em proteína, irão auxiliar também a manter por mais tempo a sensação de saciedade, assim você evita ficar beliscando guloseimas fora de hora.

Outros alimentos ricos em Vitamina D são:

Alimentos ricos em vitamina D Porção Quantidade de vitamina D Energia
Óleo de fígado de bacalhau 13,5 g 34 mcg 118 calorias
Salmão cozido 100 g 12,5 mcg 271,4 calorias
Ostras cruas 100 g 8 mcg 81 calorias
Arenque fresco 100 g 23,57 mcg 228,5 calorias
Leite Ninho fortificado 100 g 6,92 mcg 500 calorias
Ovo cozido 100 g 1,3 mcg 156 calorias
Fígado de galinha 100 g 1,31 mcg 136,9 calorias
Sardinhas enlatadas 100 g 7,5 mcg 296,4 calorias

Um adulto sadio necessita ingerir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/ dia.

Quando usar suplemento de Vitamina D

Os suplementos de vitamina D precisam ser usados no momento em que os níveis desta vitamina o sangue estão mais baixos do o comum, sendo preciso realizar exame de sangue para ter esta análise.

O médico ou nutrólogo pode, por isso, propor o utilização de suplementos em cápsulas ou em gotas, que precisa ser tomado de acordo com a indicação médica. Em maior parte, o déficit de vitamina D é um distúrbio comum, o que pode elevar o perigo de complicações como infertilidade, fraqueza nos ossos, câncer e complicações cardíacas. Veja Como tomar sol de forma segura para produzir Vitamina D.

Gostou? Compartilhe!