Coronavírus sem Sintomas: O que você precisa saber!

Você que está acompanhando a notícias sobre a Pandemia do Coronavírus, já deve ter ouvido sobre casos de pessoas contaminadas com o vírus sem apresentar sinais da doença, ou mesmo apresentando sintomas leves.

Bem, nos últimos dias, você deve ter percebido que houve um aumento significativo no número de casos no Brasil.
E normal que esse cenário provoque algumas dúvidas como:

Será que essas pessoas pode estar transmitindo o coronavírus sem sintomas? Quem deve fazer exames? Como Diferenciar gripe comum do Coronavírus?

Dúvidas sobre Coronavírus
duvidas-sobre-o-coronavirus

O site SAÚDE fez uma matéria respondendo a algumas das duvidas mais comuns sobre o novo Coronavírus, veja.

Todas as pessoas devem fazer o exame do Coronavírus?

Uma pessoa que não esteja realmente contaminada que vai até o hospital ou a um laboratório para ser testado pode acabar contaminada — estamos tendo os primeiros casos de infecção por coronavírus, é importantíssimo que as pessoas sigam as recomendações para evitar a propagação da epidemia. Aliás, veja aqui as recomeções de higiene e como se prevenir.
“Testar quem não está doente sobrecarrega o sistema de saúde e não traz benefícios para o indivíduo, uma vez que não há recomendação de tratamento para episódios assintomáticos”, aponta Renato Kfouri, infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)..

Outro ponto contra a realização do exame em indivíduos sem sintomas é que, um resultado negativo não descarta a infecção dias depois. “Trata-se de um resultado que só serve para aquele momento”, reforça Celso Granato, infectologista do Fleury Medicina e Saúde. 

Leia também:

Quem realmente deve fazer o exame do Coronavírus?

Segundo o Portal do Brasil, quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde (USB). Os casos mais graves serão ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de Quarentena domiciliar. 
Além disso, Ministério da Saúde determinou que seja feito o Exame para o Coronavírus para todos os pacientes internados, em hospitais públicos ou privados, com quadro respiratório grave, independentemente do histórico de viagem das pessoas ao exterior.

É normal o novo coronavírus não causar sintomas em algumas pessoas?

A resposta é que, apenas através de pesquisas posteriores poderemos ter uma certeza sobre essa questão. Mas infecções já conhecidos, como a dengue, apresentam essa característica. Porém, nesses casos poucos lembram de terem ficado doentes.

Ainda não se sabe se isso também ocorrerá com a Covid-19, o que foi verificou até o momento é que crianças e  adolescentes, parecem contrair o agente infeccioso e transmiti-lo, porém dificilmente apresentam casos mais graves a ponto de precisarem de internação. Já indivíduos idosos, especialmente o grupo acima dos 60 anos e com doenças crônicas pré existentes são mais suscetíveis às complicações do Coronavírus.

Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Sim, mas provavelmente menos. Sem tossir ou sem espirrar, se elimina duas vias principais de transmissão importantes do Coronavírus, que é propagado por meio de gotículas das secreções respiratórias contaminadas pelo Covid-19.
“De uma maneira geral, o nível de excreção do vírus está relacionado com a sintomatologia da doença. Ou seja, quanto mais doente a pessoa está, mais carga viral carrega e, portanto, mais vírus libera em circulação”, raciocina Kfouri, que falou para a Revista Saúde.
 Porém não se deve subestimar a transmissão do vírus. Sabemos que novo coronavírus pode permanecer incubado por até 14 dias, além disso muitos casos são leves e, portanto, é provável que indivíduos sem sintomas circulem pelo país em dado momento, o que pode sobrecarregar os Centros de Saúde.
“Por enquanto, temos apenas relatos esporádicos indicando contágio por meio dos casos assintomáticos”, conta Nancy Belley, da  Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Quando fazer o teste do coronavírus sem sintomas?

Em situações especiais, como alguém que retornou de um país com ampla disseminação da Covid-19, ou está com uma cirurgia marcada, os exames para detectar o covid-19 devem ser realizados, mesmo que o caso não seja sintomático.

“Aquela adolescente paulistana, por exemplo, compareceu ao hospital por outro motivo. Mas, como esteve na Itália e poderia disseminar o vírus em um ambiente com muitas outras pessoas do grupo de risco, o teste foi feito”, comenta a Nancy.
O Ministério da Saúde esta recomendando, desde do dia dia 13 de março, que toda pessoa que realizou uma viagem internacional, ao retornar ao Brasil, fique isolada em casa por, pelo menos, sete dias. Mas, se não surgirem sintomas, não precisa realizar o exame.

E caso ocorra contato com um caso confirmado?

Caso apresente os sintomas de forma leve leves, a recomendação é procurar um auxilio médico, eventualmente indo a um posto de saúde, e evite circular por aí. Só deve visitar o hospital se estiver no grupo de risco (acima dos 40 anos de idade ou com doenças crônicas). O uso de mascaras adequadas, e o  auto isolamento é muito importante para evitar a propagação da doença.

Por outro lado, sintomas mais graves, como: febre alta, mal-estar intenso ou dificuldade para respirar devem ser tratados com urgência e cuidado, pois podem necessitar de internação.Nessas situações, deve-se ficar atento aos sintomas.

Sinais parecidos com o de resfriado ou gripe, podem indicar contaminação por Coronavírus.

Acompanhar as informações pertinentes e evitar grandes aglomerações é imprescindível parta evitar o avanço da Epidemia, especialmente se você teve contato com alguém doente ou viajou recentemente para exterior.

Conforme o número de casos aumenta e se espalha pelo Brasil, as recomendações podem mudar. Em um contexto de ampla disseminação, o foco pode se concentrar nos quadros mais graves e urgentes.

Leave a Reply

um + quatro =