Coronavírus: O que é? Quais são os Sintomas, e como se prevenir?

O que é esse novo vírus, chamado Coronavírus, que se espalhou a partir da região de Wuhan, na China? Quais são os principais sintomas, e princialmente, como se prevenir?

O que é o Coronavírus?
o-que-e-o-coronavirus

É um novo vírus que surgiu primeiramente na China mas têm causado uma grande preocupação mundial,  pertence à família dos coronavírus, um grupo que que provocam sintomas de um resfriado, mas pode causar outros, mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave.

As infecções por coronavírus podem causar doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012 (1).

As primeiras notificações, desse novo Coronavírus ocorreram em 31 de dezembro de 2019, e deste então o vírus já matou 56 pessoas na China e infectou mais de 2000 em todo o mundo (1975 delas na China).

Como o Coronavírus é transmitido?

Investigações sobre como o novo Coronavírus pode ser transmitido ainda estão ocorrendo, porém a contaminação de pessoa para pessoa ainda está acontecendo de forma continuada, ou seja o coronavírus ainda está sendo disseminado. 

Alguns vírus podem ser pouco contagiosos, enquanto outros são extremamente contagiosos.

A transmissão dos vírus da família dos coronavírus costuma acontecer por meio do contato pessoal, secreções contaminadas ou mesmo pelo ar, como:

  • Contato direto com secreções como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro;
  • Contato pessoal, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos contaminadas, seguido de contato com a boca, olhos ou nariz.

Porém, não se sabe qual o nível da contaminação esse novo coronavírus pode atingir, mas já se sabe que ele pode ser muito mais contagioso do que se esperava, segundo o New Scientist, estima que cada pessoa com o vírus pode transmiti-lo a 3 entre 5 outras pessoas (1).

Quais os sintomas do Coronavírus?

quais-os-sintomas-do-coronavirus

Os sintomas clínicos do Coronavírus são especialmente nas vias respiratórias, semelhantes a um resfriado, ou uma gripe mais intensos. E comum, também, causar infecção como as pneumonias.

Segundo o CDC (Centers for Disease control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), os principais sintomas do Coronavírus são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.
Acredita que os sintomas de Coronavírus podem aparecer em apenas 2 dias ou 14 após a exposição. Isso se baseia no que foi visto anteriormente como o período de incubação dos vírus MERS (2) .

Leia também:


Como é feito o diagnóstico do Coronavírus?
como-e-feito-o-diagnostico-do-coronavirus

O diagnóstico do novo vírus pode ser feito através da coleta de secreções respiratórias, com aspiração de vias aéreas ou mesmo a indução de escarro.

O diagnóstico do coronavírus é confirmado com a coleta de amostras, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. É preciso realizar a coleta de duas amostras na suspeita do contágio pelo coronavírus. As duas amostras deverão ser serão enviadas com protocolo de urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública, uma amostra será enviada para análise de metagenômica, em seguida a outra amostra deve ser enviada o Centro Nacional de Influenza.

A presença do coronavírus nas amostras é confirmada através exames de biologia molecular para identificar o RNA viral.

Como se Prevenir do Coronavírus?
como-se-previnir-do-coronavirus

Não existe ainda uma vacina contra o coronavírus surgido China. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto a esse vírus. Assim como adotar sempre, ações preventivas como:

  • Evite viajar para países de contagio (veja aqui a lista de países aonde foi encontrado  casos do coronavírus)
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Cubra sua tosse ou espirre com um lenço de papel e jogue o lixo no lixo.
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com freqüência.

Como é feito o tratamento do novo coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado que procure auxilio medico imediatamente, além de algumas medidas como:

  • Uso de medicamento para aliviar os sintomas:  como dor e febre (antitérmicos e analgésicos);
  • Repouso e descanso;
  • Para casos graves, o tratamento deve incluir cuidados para apoiar as funções vitais dos órgãos.

IMPORTANTE: Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica IMEDIATAMENTE para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

 

 

Leave a Reply

12 + três =