O que é Síndrome respiratória aguda grave?

Síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome), foi detetada primeiramente no fim de 2002 na China.

Trata-se de uma doença respiratória viral causada pelo coronavírus SARS, e o surto da doença resultou em mais de 8000 casos e mais de 800 mortes em todo o mundo, incluindo Canadá e Estados Unidos (entre 2002 e 2003).

Desde 2004, nenhum caso em todo o mundo foi relatado e considera-se erradicada a doença SARS (a doença, mas não o vírus).

Quais as Causas da SARS?

quais-as-causas-da-sars

Se acreditava que o vírus fossem transmitido ao homem através de gatos da especie gato-de-algália, possivelmente contaminados por um morcego infectado antes de serem vendidos no mercado de carne. 

A SARS ou Síndrome respiratória aguda grave, como preferir, é causada por uma com o coronavírus SARS-CoV (1).
Em 2012 foi detectada na Arábia Saudita uma nova mutação do vírus (Mers-CoV), responsável pela chamada síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS), outra doença grave causada por um coronavírus.

Quais os Sintomas do SARS?

quais-os-sintomas-do-sars

A doença conhecida como SARS, causa sintomas semelhantes aos da]e uma gripe, veja:
  • Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Calafrios;
  • Dores musculares.
No entanto, a Síndrome respiratória aguda grave é uma doença muito mais grave do que a maioria das outras infeções por coronavírus, que geralmente causam somente sintomas semelhantes aos do resfriado.

Como é a Transmissão do SARS?

A SARS é transmitida de pessoa a pessoa através do contato próximo com uma pessoa infectada, veja:
  • Secreções contaminadas, como saliva, tosse, espirro entre outros;
  • Contato com ambientes ou objetos contaminados;
  • Pelo ar.
Suspeita-se de SARS nos casos em que a pessoa tenha sido exposta a uma local ou pessoa infetada e tiver sintomas como: febre acompanhada de tosse ou dificuldades respiratórias.

O diagnóstico pode ser confirmado com exames para identificar a presença do vírus.

Qual o tratamento de SARS?

como-e-o-tratamento-do-sars

O tratamento consiste em administração de oxigênio e, em caso de dificuldades respiratórias, ventilação mecânica, além de administração de medicamentos para controlar os sintomas como dor e febre.

A  doença é fatal em cerca de 10% dos casos, porém a maioria das pessoas se recupera bem em um período de uma entre duas semanas.

É muito importante que a pessoa infectada por SARS fique em isolamento, para evitar a propagação do vírus e uma epidemia. Portanto, se você ou alguém que conheça tiver entrado em contato com alguém infectado, e apresentar os sintomas  citados nesse artigo é imprescindível que procure o medico imediatamente.

IMPORTANTE!

  • Nenhum caso foi relatado mundialmente desde 2004.
  • Os sintomas de SARS lembram os de outras infecções virais respiratórias mais comuns (como febre, dores de cabeça, calafrios e dores musculares), mas são mais graves.
  • Os médicos suspeitam de SARS somente se as pessoas tiverem sido eventualmente expostas a uma pessoa infectada.
  • Se os médicos pensarem que uma pessoa tem SARS, a pessoa é isolada em um quarto com um sistema de ventilação que limita a transmissão de micro-organismos no ar.

Veja mais:

Leave a Reply