Benefícios da Manteiga Ghee – O que é, Como Fazer

manteiga-ghee-beneficios-e-como-fazer

Há diversos benefícios na manteiga ghee para o nosso corpo, que incluem a proteção do complexo gastrointestinal, abastecimento desde energia, influência nos níveis de colesterol. Além dos benefícios quanto à saúde das articulações, olhos e do complexo imunológico em geral.

Abaixo, vamos especificar os melhores benefícios da manteiga ghee, além de oferecer dicas de como produzir em sua própria casa e também algumas sugestões de receitas com ela.

O que é a manteiga ghee?

manteiga-ghee

A manteiga ghee, também conhecida como manteiga clarificada, é um forma de manteiga singular aonde a mercadoria é cozida de forma a reter a manteiga e retirar resíduos provenientes da sua preparação. Porém o que isto significa?

As manteigas normais apresentam vários resíduos lácteos, e é por esta razão que precisam ser armazenadas em refrigerador com o objetivo de que não estraguem. Já a manteiga ghee é uma combinação quase pura desde gordura sem nem um resíduo de leite, o que significa que ela não necessita ser refrigerada com o objetivo de sua conservação.

Desta maneira, a manteiga ghee é bastante popular a datar de a antiguidade, já que ela pode continuar meses ou até anos sem nenhuma refrigeração, e naquele período não existia a simplicidade de refrigeração como possuimos nos dias o atuais com a eletricidade.

A manteiga ghee possui sua naturalidade na Índia e se popularizou em quase toda a Ásia e na África. Além dos benefícios que ser ão citados em seguida, a ghee possui um paladar e cheiro bastante originais e agradáveis que são capazes de ser aproveitados nos mais variados tipos de receitas.

O aproveitamento da manteiga clarificada precisa ser prudente, já que é um produto formado por gordura, o que pode ser inadeguado para algumas pessoas.

Benefícios e Calorias

manteiga-ghee-beneficios-e-calorias

Independentemente de de ser composta principalmente por gordura e por possuir um grande porte calórico ( cada colher de sopa possui próximo desde 110 caloria), a manteiga ghee possui um valor nutricional agradável. Ela apresenta em sua composição níveis significativos de vitamina A, vitamina E e vitamina D.

Existem um mito afiliado com o consumo de gordura. Diversas pessoas pensam que tudo que possui gordura não é uma comida saudável. Porém, ela é um macronutriente necessário dentro de nossa alimentação, da mesma maneira como as proteínas e os carboidratos.

O segredo está sobre adotar boas fontes e na moderação do consumo, já que nosso organismo necessita de uma quantidade superior de proteínas e carboidratos do que de gorduras.

As gorduras insaturadas do perfil ômega 3, por exemplo, estão presentes na manteiga ghee, além de demais ácidos graxos como o ácido linoleico e o ácido butírico, que são gorduras saudáveis que trazem vários benefícios para o nosso corpo, no meio de eles a manutenção e equilíbrio dos níveis de colesterol.

Benefícios da manteiga ghee

  • Resistente a altas temperaturas

manteiga-ghee-resistencia-a-altas-temperaturas

A resistência da manteiga ghee a temperaturas altas torna-a uma agradável possibilidade na cozinha. Isto significa que mesmo no momento em que aquecida a altas temperaturas, a manteiga ghee não gera fumaça tóxica e nem libera substâncias nocivas à nossa saúde, o que é bastante habitual nos óleos de cozinha frequentemente usados.

Dessa maneira, a manteiga ghee possui mais alto preservação sobre altas temperaturas do que óleos como o de canola, de amendoim ou mesmo o de milho. Desse modo, é possível manusear a manteiga ghee com o objetivo de refogar e fritar comidas sem susto de formar substâncias tóxicas.

Leia Também:

 

  • Redução de alergias

manteiga-ghee-menos-alergias

A manteiga ghee é isenta de resíduos lácteos, o que significa que pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose ou caseína (substâncias existentes no leite), por exemplo, são capazes de comer essa forma de manteiga sem dificuldades.

Além disso, indivíduos que têm complicações ao consumir manteiga em virtude de complicações gastrointestinais também são capazes de consumir a manteiga ghee como substituta da manteiga habitual.

  • Rica em vitaminas

manteiga-ghee-vitaminas

A presença de diversas vitaminas, principalmente as lipossolúveis (que se solubilizam em gorduras) é um dos grandes benefícios da manteiga ghee. As vitaminas presentes em maior quantidade incluem as vitamina A, D e E, que ajudam a saúde da visão, dos ossos e da pele, respectivamente.

Como fazer? Receita de manteiga ghee

[block]11[/block]

 

Uma das desvantagens de utilizar a manteiga ghee é o seu preço. Ela costuma ser comercializada a preços mais altos do que a manteiga habitual, dificultando um pouco a incorporação desse alimento na alimentação. Por isto, vamos te explicar como produzir sua própria manteiga clarificada em casa de forma simples.

Para isto, você vai necessitar de qualquer manteiga sem sal.

Receita de manteiga ghee

Ingredientes:

  • Manteiga sem sal (se possível orgânica, mas se não possuir pode ser a comum);

Modo de preparo:

  1. Corte a manteiga em diversos quadrados e coloque para derreter em uma panela em fogo médio para que ela não queime;
  2. Logo uma espuma branca e espessa será observada na superfície da panela, que é a lactose e a caseína presente na manteiga comum;
  3. Com o uso de uma escumadeira você pode ir retirando a espuma conforme ela é sendo formada ou continue mexendo até a manteiga começar a ferver e ocorrer a formação de um sólido no fundo e nas laterais da panela,Continue empurrando o sólido que grudar nas laterais para o fundo da panela até que a manteiga fique cada vez mais clara e não ocorrer mais formação de espuma branca;
  4. Quando novas bolhas começarem a se formar e todo o sólido for depositado, é hora de peneirar o produto com o uso de um tecido de algodão ou gaze para separar a lactose da manteiga;
  5.  Transferir o líquido obtido para um pote de vidro onde sua ghee será armazenada e descartar os sólidos filtrados;
  6. Cubra o frasco deixando uma pequena brecha e deixe por várias horas ou até mesmo um dia inteiro em temperatura ambiente.
  • Armazenamento

Basta manter o frasco fechado em temperatura ambiente e usar sua ghee em diversas receitas. A validade desse produto é de 3 meses.

Gostou? Compartilhe!