Alimentos Antioxidantes: Importantíssimos para a saúde!

Antioxidantes nos ajudam a eliminar radicais livres, inibindo a oxidação de celulas e moléculas em nosso corpo.

Existe uma grande variedade de Alimentos Antioxidantes. São Alimentos ricos em antioxidantes e muitos outros nutrientes e podem ser chamados de superalimentos.

É importante incluí-los diariamente na nossa dieta. Confira o artigo a seguir para saber tudo sobre os Alimentos Antioxidantes!

O que são Alimentos Antioxidantes?

o-que-sao-alimentos-antioxidantes

Os Alimentos Antioxidantes, são comidas especificas ricas em moléculas chamadas de Antioxidantes que são capazes de proteger as células da açãuo oxidativa dos Radicais livres.

Radicais Livres são substâncias que se formam naturalmente durante o metabolismo celular, e por serem moléculas instáveis tendem a se ligar na membrana  celular ou mesmo no DNA das células prejudicando o seu trabalho normal e provocando uma infinidade de doenças.

Os Alimentos Antioxidantes, evitam a atuação dos radicais livres sobre as células, evitando o surgimento de envelhecimento prematuro da célula, danos no DNA e a manifestação de doenças como câncer.

Anúncio

Tipos de Antioxidantes

Há 2 tipos de antioxidantes:

  •  Antioxidantes Exógenos: são vitaminas e sais minerais que vêm da dieta. Os principais são as vitaminas A, C, E, os flavonoides, os carotenoides, o licopeno, o cobre, o zinco e o selênio.
  • Antioxidantes Endógenos: são enzimas produzidas naturalmente pelo corpo que desempenham utilidades antioxidantes. São influenciadas por elementos como o tipo de refeição, stress e sono. Em idosos, essa fabricação endógena tende a diminuir.

Qual é a ação dos Alimentos Antioxidantes no corpo?

qual-a-acao-dos-alimentos-antioxidantes-no-corpo

Um Alimento Antioxidante é aquele que possui substâncias capazes de impedir a oxidação das células provocadas pela ação negativa dos radicais livres. Atuam capturando o oxigênio, reduzindo a ação de Radicais Livres para realizarem reações oxidativas nas células, dessa maneira eles se tornam moléculas estáveis e não atingem as células ou outras moléculas essenciais para o corpo.

Explicando melhor: ao longo o processo de respiração celular (metabolismo celular) são liberadas substâncias conhecidas como radicais livres. Essas substâncias liberadas no organismo são capazes de causar danos as membranas e ao DNA das células e dessa maneira dificultar o seu bom desempenho, e também, causar doenças graves como o Câncer.

Qual a Importância de consumir Alimentos Antioxidantes?

qual-a-importancia-de-consumir-alimentos-antioxidantes

Os antioxidantes, podem suprimir este efeito negativo dos radicais livres no nosso corpo, impedindo que eles causem esses danos a suas células.

Por isso uma alimentação rica em Alimentos Antioxidantes pode efetivamente nos proteger de doenças como câncer, Alzheimer e outras.

No entanto, saiba que vão sempre existir radicais livres no corpo, mesmo em pessoas que possuem uma alimentação saudável diáriamente, uma vez que eles são resultados das reações metabólicas diárias feitas pelo corpo.

Anúncio

Radicais livres: O que são e quais os seus malefícios?

alimentos-antioxidantes-o-que-sao-radicais-livres

Os radicais livres são basicamente moléculas instáveis que se formam durante o metabolismo celular. Essas moléculas instáveis buscam elétrons em células ou moléculas vizinhas para que possam se tornar estáveis. Ao capturar estes elétrons nas células, por exemplo, ele acabam causando danos, podendo provocar similarmente a modificações na membrana de células bem como no próprio DNA.

Ao atingirem moléculas de colesterol no sangue, por exemplo, os radicais livres podem favorecer a aterosclerose, doença que pode levar ao entupimento de vasos sanguíneos.

Quais os Benefícios dos Alimentos Antioxidantes?

quais-os-bebeficios-dos-alimentos-antioxidantes

Ao proteger o corpo dos radicais livres, os Alimentos Antioxidantes, proporcionam uma serie de benefícios a saúde. E por serem capazes de ajudar moléculas como o DNA, proteínas e lipídios de sofrerem danos atuam na prevenção de doenças como:

  • Câncer;
  • Infartos e outras outras doenças cardiovasculares;
  • Derrames cerebrais;
  • Envelhecimento celular;
  • Doenças pulmonares;
  • Protegem contra a Aterosclerose;
  • Atuam como uma proteção contra de doenças cerebrais degenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Como posso obter os Antioxidantes?

como-posso-obter-os-antioxidantes

A Alimentação Saudável é uma fundamental fonte de antioxidantes, além de poderem equilibrar a quantidade de radicais livres no corpo.

Uma refeição equilibrada oferece mais antioxidantes, o que controla melhor a quantidade de radicais livres, auxiliando a melhora a saúde e protegendo o corpo do envelhecimento prematura das células. Ao ter uma refeição variada e rica em vegetais, frutas e alimentos preferencialmente integrais, é possível obter a quantidade necessária de antioxidantes exógenos, que irão atuar preservando a saúde das células e protegendo o organismo do envelhecimento.

Quais são os Alimentos Antioxidantes?

quais-sao-os-alimentos-antioxidantes

Anúncio

Dentre os antioxidantes mais conhecidos está a vitamina C, que pode ser encontrada nos frutos cítricos. Mais exemplos de Alimentos Antioxidantes são:

  • Tomate;
  • Acerola;
  • Laranja;
  • Morango;
  • Caju;
  • Uvas;
  • Couve;
  • Agrião;
  • Brócolis;
  • Cenoura;
  • Sementes de chia e de linhaça;
  • Castanha do Pará e castanha-de-cajú.

Veja aqui a relação completa de alimentos antioxidantes.

Como fazer a Suplementação de Antioxidantes

como-fazer-a-suplementacao-de-antioxidantes

Os antioxidantes são capazes de ser obtidos através de suplementos nutricionais específicos e em produtos de cosmética, em especial aqueles com efeito anti-envelhecimento.

É fundamental advertir que a suplementação de antioxidantes precisa ser feita de acordo com indicação do nutricionista ou nutrólogo, eles é que vão poder avaliar melhor a necessidade de suplementação e a quantidade adequada para cada pessoa. Alguns exemplos de medicamentos ricos em antioxidantes são os suplementos multi-vitamínicos, os de ômega-3, os de vitamina C e os de beta-caroteno.

Vale lembrar que uma refeição saudável e equilibrada é essencial para que os efeitos úteis dos antioxidantes sejam alcançados. Veja mais sobre Suplementação de Antioxidantes.

Anúncio

Antioxidantes em produtos cosméticos

antioxidantes-em-produtos-cosmeticos

Nos produtos de cosmética, especialmente os anti-idade, os antioxidantes são usados com o objetivo de proteger ou tratar a pele contra o envelhecimento prematuro.

Estes produtos geralmente fazem o uso de mais de um tipo de antioxidante, em conjunto com outras substâncias que ajudam na sustentação e beleza da pele como o colágeno, uma vez que isto amplifica o efeito e as vantagens do produto sobre a superfície.

Gostou? Compartilhe!

Leave a Reply