Açafrão: Benefícios para a Saúde!

Ad Block Detectado

Nosso site só é possível devido a exibição de anúncios online para os nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar apenas desativando o seu bloqueador de anúncios. Desde já agradecemos!

Açafrão: Benefícios para a Saúde!
52 votos

beneficios-do-acafrao

O Açafrão, especiaria consumida mundialmente, é igualmente uma fonte rica em nutrientes úteis para o corpo e cérebro.

É uma planta da família do gengibre, originária da Ásia. Seu uso mais comum é no formato de tempero, especiaria. Pode ser denominado igualmente de açafrão-da-terra, cúrcuma e gengibre amarelo.

Porém, além de propiciar tempero aos alimentos, ele se destaca por proporcionar abundantes benefícios à saúde, especificamente por causa de à figura da curcumina, um flavonoide que é seu essencial componente. Embaixo, você ver quais são os benefícios comprovados do Açafrão, como consumi-lo e ideias de receitas que contam com a especiaria como elemento.

Benefícios do Açafrão

O Açafrão é empregado para amenizar sinais de muitas complicações de saúde: como a asma, coqueluche, falta de sono, câncer, aterosclerose, stress.

É conhecido como uma das especiarias mais completas que há. A curcumina é uma substancia encontrada no pigmento alaranjado característico da raiz. Chamado também de açafrão-da-índia, inclusive pode auxiliar o corpo a combater diversos tipos de câncer. Auxilia, inclusive, no tratamento de diversas outras doenças como o mal de Parkinson e o de Alzheimer e pode ainda atrasar o envelhecimento.

Diversos pesquisas evidencia diversos os benefícios que ele oferece para o corpo e para o cérebro. Conheça as principais:

  • Para Desconforto Menstrual nas mulheres

Pode ser usado pelas mulheres para moderar o incômodo menstrual e os sinais da TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o stress e amplifica o nível de estrogênio.

  • Açafrão é um potente antioxidante

beneficios-do-acafrao-antioxidante

Além de compreender alfa e betacaroteno, 2 potentes antioxidantes naturais, o Açafrão tem também o alfa-crocin, carotenoide pelo tom dourado da especiaria, que protege as células nervosas e promove a renovação dos nervos.

  • O açafrão auxilia na função cerebral

Vem sendo indicado para proteger-se o mal de Alzheimer, por ter compostos anti-inflamatórios que inibem a morte dos neurônios e auxiliam na emenda dessas células.

  • O açafrão pode ajudar a reduzir o risco de doenças Cardíacas

beneficios-do-acafrao-redux-o-risco-de-doenca-cardiaca

O Açafrão possui ação na diminuição do LDL (colesterol ruim).

Além disso, tem uma poderosa força antioxidante, que combate o exagero de radicais livres, causadores do conhecido por stress oxidativo (que, por sua vez, está relacionado às doenças cardiovasculares).

  • Pode ajudar a evitar a Depressão

Um estudo feito pelo Grupo de Pesquisas em Alimentos Funcionais da Academia Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP), revelou, também, que a cúrcuma amplifica a disponibilidade, no corpo, de certos neurotransmissores, como a serotonina. Dessa maneira, este tempero seria fascinante para evitar o stress e aprimorar o sono.

  • O açafrão tem componentes que beneficiam a saúde

beneficios-do-acafrao-muitos-componentes-beneficos-a-saude

Açafrão tem uma grande quantia de compostos com ações benéficas ao corpo, no entanto é a curcumina, seu essencial constituinte.

A curcumina é a responsável pela atuação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica.

  • O açafrão pode ajudar a prevenir Câncer

Substancias existentes no Açafrão contem características que são capazes de auxiliar a impedir o desenvolvimento de tumores no corpo. As substâncias mostraram serem benéficas na proteção em oposição a os câncer de cólon, fígado e do ovário.

  • O açafrão pode ajudar a prevenir o Alzheimer

beneficios-do-acafrao-redux-o-risco-de-alzheimer

O Açafrão ajuda na memória, a partir de seus ativos antioxidantes, crocin e crocetina, que auxiliam a preservar distanciado doenças como Alzheimer e Parkinson. O alimento além disso reduz os estresses celulares, protegendo o sistema nervoso central e benefício os processos de aprendizado.

  • Aumenta a capacidade anti oxidante do corpo

As curcuminas, presentes no açafrão possuem ação antioxidante que protegem o corpo dos radicais livres e dos danos oxidativos, neutralizando-os graças à sua estrutura química. Os danos oxidativos são uns dos mecanismos associados ao envelhecimento e a diversas doenças.

Além disso as curcuminas fortalecem a atividade antioxidante das enzimas, melhorando a  “defesa” do corpo contra os radicais livres.

  • Prevenção de diferentes doenças

beneficios-do-acafrao-previne-diversas-doencas

Ainda que as pesquisas estejam em seus estágios iniciais, a personalidade da cúrcuma evitar ou tratar o câncer é interessante. Algumas pesquisas, executado com voluntários com predisposição à enfermidade, revelou que a curcumina pode, efetivamente, evitar que a enfermidade se desenvolva.

  • Pode evitar e tratar a artrite

A artrite é uma dificuldade comum no mundo ocidental. Há diversos tipos de artrite, porém a maior parte envolve inflamações. O potencial anti inflamatório da curcumina auxilia a cuidar e evitar o desenvolvimento de uma artrite (1).

  • Açafrão melhora a pele

beneficios-do-acafrao-melhora-a-pele

As características do açafrão antibacterianas são capazes de ser bastante benéficas à pele. O extrato é capaz de diminuir a espinha, sendo utilizado de modo direto sobre o setor afetada. Ele age também como um esfoliante natural e pode auxiliar na retirada de células mortas. Além disso, ao ser dado juntamente com o leite, pode clarificar a pele ou dispensar pigmentos.

  • Ajuda a Emagrecer

A redução de peso está entre os principais vantagens do açafrão, uma vez que tem agilidade de reforçar a serotonina no cérebro, hormônio que possui influência direta em nosso fome. Uma descoberta mostrou que ao consumir o açafrão, as pessoas sentiam pouca fome.

A própria influência do extrato em complicações emocionais possui sua reação no maior bem estar, o que de modo consequente alivia a vontade de alimentar-se, que frequentemente está ligada a um desequilíbrio emocional.

Como consumir Açafrão?

como-consumir-acafrao

O açafrão pode ser combinado com outras ervas para ser empregado como tempero no dia a dia. Algumas sugestões de ervas são: orégano, salsinha e cebolinha, alho desidratado e alecrim.

Inclusive pode ser empregado em preparações como sopas, molhos e massas. Ou também, pode ser inserido a sucos naturais.

  • Qual a quantidade posso usar de açafrão por dia?

Caso compre a raiz inteira utilize uma ou duas rodelas por dia. Se for consumir o pó de açafrão a indicação é uma colher de chá, cerca de 5 gramas, todos os dias caso exista qualquer dificuldade de saúde.

  • Para que serve o açafrão em pó?

A especiaria é consumida mundialmente, e inclusive é uma fonte rica em nutrientes úteis para o corpo e cérebro. Pode ser usado em diversas receitas.

Ele costuma ser empregado para amenizar sinais de várias complicações de saúde, como a coqueluche, falta de sono, câncer, aterosclerose, stress, Alzheimer e a asma.

Informação Nutricional do Açafrão

Quantidade de
Calorias 354
Gorduras Totais 10 g
Gorduras Saturadas 3,1 g
Gorduras Poliinsaturadas 2,2 g
Gorduras Monoinsaturadas 1,7 g
Colesterol 0 mg
Sódio 38 mg
Potássio 2.525 mg
Carboidratos 65 g
Fibra Alimentar 21 g
Açúcar 3,2 g
Proteínas 8 g
Vitamina A 0 IU Vitamina C 25,9 mg
Cálcio 183 mg Ferro 41,4 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 1,8 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 193 mg

Quais os benefícios do açafrão para a saúde?

  1. Protege o coração.
  2. Melhora a beleza e viço da pele, devido os antioxidantes presentes.
  3. Pode melhora dores de origem inflamatória.
  4. Reduz a inflamação no corpo.
  5. Diminui o risco de câncer.
  6. Evita o diabetes.

Quais os benefícios da cúrcuma?

A cúrcuma ou açafrão é o tempero que efetua ao Curry, famosa especiaria indiana, a coloração amarela, o aroma e o gosto característicos. Ela é usada na Índia e por muitas tribos indígenas há milhares de anos como especiaria e além disso como erva medicinal.

Como usar o açafrão?

Ardente, a cúrcuma intensifica o gosto de molhos, diversos tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos. Com o que não combina: mantenha o açafrão distanciado dos doces. E, em receitas de gosto mais suave, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de seu gosto pessoal.

Como fazer chá de açafrão em pó?

Deixe a água para aferventar numa chaleira. Adicione o açafrão, diminua o fogo e deixe em infusão por 15 minutos. Desligue o fogo, coe o chá, adicione gengibre em pedaços ou ralado e sirva. Adoce com adoçante.

Como é feito o açafrão?

O açafrão é tirado dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É empregado como especiaria, especialmente na culinária do Mediterrâneo no preparo de risotos, caldos, massas e doces.

O Açafrão da Terra ou Cúrcuma é uma raiz da família do gengibre, no entanto não tem o fogo característico do gengibre. Por ter um colorido amarelado essa é uma especiaria bastante usada para permitir coloração nas receitas, porém ela não é somente um colorante, tem gosto terroso e levemente apimentado e isto dá muito sabor a essa especiaria.

Gostou? Compartilhe!