Quais são as Contraindicações dos Alimentos Termogênicos?

Avalie este post

Queimar gordura e perder peso é um desejo de muitos, porém nem todos conseguem ter sucesso.

Os Termogênicos estão entre os métodos que podem ajudar a queimar a gordura indesejada, pois  são capazes de estimular o sistema nervoso e acelerar o metabolismo, podendo ser útil  em dietas de emagrecimento e na perda de peso. Consumi-los diariamente podem acelerar o emagrecimento.

Alguns alimentos possuem substâncias termogênicas, como o café, o gengibre e a pimenta caiena. Mas também há os Suplementos Termogênicos.

Porém, por alterar o metabolismo corporal entre outras coisas o seu uso diário não é indicado para todas as pessoas. Quer saber mais Confira!

Contraindicações dos Alimentos Termogênicos: Quando eles não devem ser usados!

contraindicacoes-dos-alimentos-termogenicos

Tecnologia foto criado por nensuria – br.freepik.com

Por ter um forte efeito sobre o metabolismo, os Alimentos Termogênicos não podem ser consumidos nos casos de:

  • Pressão alta, pode aumentar a pressão sanguínea;
  • Hipertireoidismo, pois o uso diário de termogênicos pode agravar os sintomas da doença;
  • Doenças cardíacas, pois aumentam a frequência cardíaca e aceleram os batimentos cardíacos;
  • Insônia, deixa o cérebro em estado de alerta, dificultando o período sono;
  • Dores de cabeça e Enxaquecas, porque tem ação sobre os vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea podendo agravar as crises de dores de cabeça;
  • Crianças e mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Caso você possuía problemas cardíacos, diabetes, insonia ou se possui algum problema de saúde, é recomendado se consultar com seu médico antes de consumir qualquer termogênico. Nesses casos, não se deve consumir termogênicos sem a prescrição médica.

Os termogênicos também podem ser ingeridos na forma de cápsulas, de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, podendo ser tomados para aumentar o rendimento do treino, melhorar a concentração e queimar gordura. Veja mais em: Suplementos Termogênicos para Emagrecer.

Efeitos colaterais dos Alimentos Termogênicos

efeitos-colaterais-dos-alimentos-termogenicos

Fundo foto criado por katemangostar – br.freepik.com

Apesar de tantos benefícios, os termogênicos também podem ser prejudiciais quando consumidos de forma errada ou em excesso, já que podem causar alguns efeitos colaterais.

Tanto no seu consumo em suplementos ou pelos alimentação, eles podem apresentar alguns efeitos colaterais, principalmente quando são ingeridas doses exageradas dos suplementos para emagrecer

Os principais efeitos colaterais provocados pelos termogênicos são:

  • Insônia — evite consumir à noite, é recomendado que você não consuma termogênicos ao menos 4 horas antes de dormir. Muitos são feito à base de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central;
  • Dor de cabeça — os termogênicos podem alterar a pressão arterial e por consequência, em algumas pessoas mais propensas causa ou agravar algumas enxaquecas e, ou causar dores de cabeça;
  • Enjoo — os termogênicos podem afetar o sistema gastrointestinal especialmente em pessoas mais sensíveis;
  • Arritmia cardíaca — quanto mais o metabolismo aumenta, mais os batimentos cardíacos tendem aumenta seu ritmo. Em pessoas com certo grau de risco de doenças cardíacas, o uso sem acompanhamento médico pode levar a sérios problemas de saúde e até colocar em risco à vida;
  • Aumento da pressão arterial — os termogênicos aumentam a pressão arterial;
  • Agitação — é natural que você acabe muito mais agitado que o normal após consumir termogênicos, especialmente quando você ingere as versões em capsulas que são mais concentradas;
  • Ansiedade e irritação — como os termogênicos aceleram o metabolismo e também atual no sistema nervoso central, ele pode aumentara a irritação e agravar crises de ansiedade em pessoas já apresentem ou tenham um risco mais elevado de apresentar estes sintomas;
  • Falta de concentração — quanto mais acelerado o ritmo, maior as chances será de você se manter distraída e sem concentração em suas rotinas diárias.

Bem, os termogênicos podem sim ser uma grande ajuda no processo de emagrecimento. Porém devido aos seus efeitos colaterais seu uso precisa ser feito muita atenção e cuidado antes de serem administrados junto com sua alimentação diária.

Em geral, esses efeitos colaterais surgem principalmente com termogênicos tomados na forma de cápsulas, pois estes possuem concentração alta de compostos ativos. Lembrando, sempre se consulte com um Médico Nutrólogo ou com seu Nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou uso de suplemento.

Quando usar os Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos devem ser usados com intuito de auxiliar no processo de emagrecimento ou mesmo para acelerar o metabolismo.

Quem desejar emagrecer, deve consumir os Alimentos Termogênicos juntamente à uma alimentação saudável, cheia de frutas, verduras e legumes. Recomenda-se também à prática regular de atividade física, para ajudar a queimar gordura e emagrecer.

Gostou? Compartilhe!

Leave a Reply