Benefícios do Café para a saúde: Mais saudável do que você Imagina!

Adblock Detectado

Nosso site só é possível devido a exibição de anúncios. Por favor, considere nos apoiar desativando o seu bloqueador de anúncios. Desde já agradecemos!

Avalie este post

beneficios do cafe para a saude mais saudavel do que voce imagina

Você conhece os Benefícios do Café para sua saúde? Hoje quero revelar uma confidência para vocês sobre minha bebida preferida: o café.

Continue lendo e descubra que há mais causas que você pensa para tirar aquela trégua para um cafezinho.

Quais os Benefícios do Café?

quais-os-beneficios-do-cafe

Os Benefícios do Café para a Saúde envolvem menores riscos de ter câncer, Alzheimer, stress, stress, diabete, auxilia na digestão e até rejuvenesce as células do corpo. Estes são alguns das vantagens que um bom café pode trazer para sua saúde no momento em que usado todos os dias.

A ciência conseguiu resolver e iluminar alguns mitos que envolvia os Benefícios do Café. Essa procura resultou em muitas conclusões que praticamente ninguém imaginava.

  •  Benefícios do Café: aliviar Stress

Em uma pesquisa realizada simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína favorecem o humor, e amenizam o stress e também promete mais rapidez no tempo de reação e raciocínio.

O estudo (leia completo em inglês aqui ) foi realizada com ratos e nesse ensaio, os animais passaram por situações estressantes como banho gelado e inclinação na gaiola. Ao longo de 3 semanas, metade deles tomou água com cafeína e a outra metade tomou água comum.

Após esse tempo, notou-se os que ingeriram somente água pura apresentavam níveis de stress perceptíveis quimicamente no cérebro, e no comportamento. Os animais cafeinados não mostraram modificações.

O estudo até este momento não é conclusivo, porém os cientistas acreditam que houve um inibição de receptores que geram o stress ao consumir a cafeína.

  • Beneficia a Digestão

Um dos Benefícios do Café é estimular o movimento gastrointestinal, melhorando dessa maneira a digestão. O medicamento mais natural para a fadiga pós-almoço pode ser inclusive, o bom e velho cafezinho. Use o recurso no momento em que você exceder na porção de alimentos pesados ou nas quartas-feiras de feijoada.

  • Melhora a Memória

Estudo da Faculdade Johns Hopkins (EUA), descobriu outros Benefícios do Café.

O estudo testou a memória de 160 voluntários ao longo 24 horas. Os indivíduos que ingeriram 200 miligramas de cafeína (a mesma porção encontrada em 2 cafés expressos) conseguiram advertir de determinadas imagens mesmo depois de 24h. Já os integrantes que não tinham usado a bebida não lembravam mais.

De acordo com os cientistas, a cafeína estimula um neurotransmissor conhecido por norepinefrina, que desempenha um papel vital em auxiliar a resgatar uma memória.

  • Evita pedras nos rins

Você sabia que tomar café pode evitar pedras nos rins? Ingerir café pode diminuir o perigo de ter pedras nos rins.

Em uma pesquisa efetuada em Harvard, indivíduos que bebiam uma ou mais doses de café por dia tinham possibilidade 26% menor de produzir pedras nos rins que aquelas que consumiam pouco de uma vez por semana (veja completa aqui).

De acordo com os cientistas que conduziram a pesquisa, a cafeína presente no café auxilia você a urinar mais, o que libera o exagero de cálcio e sódio que são capazes de colaborar para a formação de pedras nos rins.

  • Diabetes

Ficou comprovado que os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide presenteso no café auxiliam na diminuição de glicose e insulina. De acordo com o ensaio executado na Academia de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health / HSPH), indivíduos que aumentaram o consumo de café por dia durante quatro anos tiveram um perigo 11% menor de reproduzir o diabetes tipo 2.

Para aqueles que diminuíram o uso da bebida, registrou-se um crescimento de 17% para reproduzir a enfermidade. Acesse o artigo na íntegra aqui (em inglês).

  • Rejuvenesce

Um dos melhores Benefícios do Café é a sua grande quantidade de antioxidantes, os mesmo responsáveis por combater os radicais livres, como a vitamina C.

O café possui de 1 a 2,5 % de cafeína que após ser absorvida pelo organismo humano, pode contribuir para a atividade antioxidante.

  • Evita Câncer

Os antioxidantes do café são importantes para a liberação de enzimas que eliminam os radicais livres, que por sua vez são responsáveis pelo desenvolvimento de Câncer e prevenir doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer, diabetes, catarata.

  • Ajuda na Depressão

Uma descoberta do Dr. Darcy Ribeiro foi o resultado favorável do café na luta contra a depressão. Ficou comprovado que a existência da enfermidade é menor entre adultos e crianças que tomam até quatro xícaras de café por dia ( no momento em que comparado às indivíduos que não tomam café ou uma menor porção ).

As informações do estudo podem ser conferidas aqui.

  • Ajuda a Emagrecer

Um dos Benefícios do Café é auxiliar no emagrecimento. Isto visto que, antes de torrar as gorduras do tecido adiposo, é preciso mobilizá-las e a cafeína acelera esse curso. A gordura mobilizada pelo café servirá de resíduo energético para a exercício físico.

Podemos completar que a cafeína aumenta o performance esportiva e seu uso pode ajudar para o emagrecimento no momento em que associado à execução de treinos regulares.

Benefícios do Café para a saúde

beneficios-do-cafe-para-a-saude

O Site Authority Nutrition, divulgou, que essa bebida que tantas pessoas gostam e consomem diariamente pode trazer diversas vantagens. Continue lendo e descubra por que ingerir café pode ser uma prática mais saudável que você imagina.

E por que o café é tão benéfico?

De acordo com a pesquisa divulgada, o café é a maior fonte de antioxidantes da alimentação ocidental, que evitam a produção de radicais livres, os responsáveis por complicações coronárias e até mesmo o câncer.

Várias pesquisas demonstram que quem bebe café, vive mais. A bebida é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Acredita-se que a oxidação é um dos responsáveis pelo envelhecimento e por agilizar algumas doenças comuns hoje, como câncer, que já citei logo acima.

Por isso, no momento em que você toma uma xícara de café, você não está somente ingerindo cafeína, além disso, você está ingerindo uma abundância de antioxidantes poderosos e compostos bastante úteis para a saúde.

Estudos mostram que pessoas que bebem café vivem mais que as que não bebem

São diversas as pesquisas que já comprovaram que no momento em que as pessoas bebem café, elas desenvolvem um perigo muito menor de morte por uma série de doenças sérias.

Em um estudo publicado no New England Journal of Medicine, em 2012, 402.260 indivíduos, com idade entre 50 e 71 anos, foram questionadas sobre o uso de café. Depois de acompanhá-las por cerca de 13 anos, observou-se que aquelas que bebiam uma quantidade maior de café estavam incrivelmente menos propensas à morte.

Os cientistas descobriram que quem bebia café tinha baixa possibilidade de falecer de lesões e acidentes, diabetes, infecções, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

E quanto café eu posso tomar por dia?

A média ideal parece estar entre 4 e 5 xícaras por dia. Evidente que você pode ingerir mais, porém, de acordo com a pesquisa, este exagero não traz qualquer vantagem extra.

Contudo, mesmo o uso temperado de café (1 xícara por dia ) foi associada com uma diminuição de 5-6% no perigo de morte, que evidência que, mesmo uma pequena porção é satisfatório para ter Benefícios do Café.

Gostou? Compartilhe!