Teff um Cereal Completo – Dieta Saudável e Benefícios para a Saúde

Teff um Cereal Completo – Dieta Saudável e Benefícios para a Saúde
Avalie este post

Você já conhece o cereal chamado Teff? Então guarde esse nome pois ele pode ser um grande aliado da Dieta Saudável e possui diversos benefícios para a Saúde.

Embora seja um cereal muitíssimo pequeno, engloba imensas características nutricionais. Nomeadamente a fartura em proteína, vitaminas, minerais e fibras, acompanhado de uma pequena proporção de gordura. Interessado?

Propriedades Nutricionais do Cereal Teff

Apesar o cereal até então ser pouco popular no Brasil, o teff surgiu na Etiópia e na África, era cultivado há mais de cinco mil anos.

Pode ser usado sob a maneira de cereal já adaptado em farinha, e pode possuir muitas cores: a começar de branco indo até o avermelhado, percorrendo pelo marrom.

O seu paladar situa-se próximo do da noz, sendo mais leve nas versões de coloração mais branca. Confira a seguir as suas propriedades nutricionais. 

  • Proteínas

O teff abastece um certo teor interessante de proteína(cerca de 12 a 14%) e contém oito aminoácidos fundamentais (aqueles que o corpo não pode criar internamente e que têm que ser conseguidos através da alimentação). Com específico realce para a lisina, um aminoácido que, por regra, não está existente na maior parte dos cereais.

  • Alto Valor Energético

O Teff é composto maioritariamente por carboidratos complexos, fornecendo próximo de 350 kcal/100g, elementos que poderiam conceber dele, já à priori, um adversário para aqueles que estão de dieta.Contudo, a interessante notícia e que diferencia esse cereal de diversos outros, é o facto desde 20 a 40% ser amido resistente, isto é, resiste à digestão e absorção no corpo do corpo. Isso quer relatar que é uma mais-valia para o intestino, funcionando tal como um próbiótico e estimulando o aumento de certa flora intestinal benéfica com finalidade de melhorar a saúde, dessa maneira também o equilibrar o trabalho do trânsito intestinal.

Além disso, esse cereal também contém um baixo índice glicémico, promovendo uma maior sensação de satisfação. Esta especialidade faz com que o teff seja uma comida recomendado para diabéticos ou com o objetivo de quem quer monitorizar o peso.

Os seus hidratos de carbono de digestão lenta fazem lhe também um agradável amigo para quem pratica atividade física, inclusive atletas de grande rendimento, que necessitam de abastecimento de força de maneira permanente e prolongada. O seu conteúdo em cima de minerais também auxilia na rápida recuperação após o exercício físico e também no confronto ao cansaço, tanto físico como mental. 

  • Gorduras e Micronutrientes

Tal como é característico dos cereais, o teff contém também pequeno conteúdo de gordura, sendo de fácil digestão.

Com o objetivo de reunir a estas características, abastece níveis elevados de antioxidantes, assim como minerais, como cálcio, magnésio, cobre, potássio, manganês, zinco, ferro e também possui vitamina C.

Destinado aos celíacos ( e não só!), tem o benefício desde não ter glúten.

Outros Benefícios do Teff

Com finalidade de sintetizar os benefícios do teff, deixamos-lhe um pequeno índice:

  • Amigo de processos de emagrecimento, porque auxilia na promoção da satisfação;
  • Contribui para o correto trabalho do trânsito entérico devido ao padrão de hidratos de carbono que oferece, que funcionam como probióticos;
  • Provê hidratos de carbono de absorção lenta, sendo ajustado para diabéticos;
  • É livre de glúten, sendo uma ótima possibilidade a celíacos;
  • Abundante em proteína e aminoácidos fundamentais, é uma opção proteica vantajosa e apropriada para desportistas e vegetarianos;
  • Potencializa a imunidade, protege as células de danos externos e evita doenças inflamatórias, graças a abundância em antioxidantes, além de vitaminas e minerais;
  • Fácil digestão, devido a baixa taxa de gordura. 

Onde encontrar e como consumir o Teff

Após entender todos esses benefícios, sem dúvida você irá integrar esse cereal na sua alimentação. E vai notar que não é difícil, porque ele pode ser usado com o objetivo de trocar a massa, o arroz, a quinoa e demais cereais, e está à venda, nas grandes mercados e lojas de produtos naturais.

Quanto à maneira de preparar esse cereal é muito fácil e rápida. Precisa utilizar uma xícara de chá de teff para duas de água. Após a cozedura, ele permanece com uma densidade gelatinosas, podendo também ser usado em molhos, sopas e cremes.

Além do cereal em si, pode também utilizar à farinha de teff, a qual é obtida através da moagem dos grãos inteiros, sendo um excelente suplente para as farinhas tradicionais no encalço de bolos, panquecas e outras preparações. Precisa ter cuidado o ponderação de utilizar cerca de um quarto da porção, devido à densidade deste grão.

Até ao hora de utilização, precisa ser conservado num lugar arejado, seco e abrigado da claridade, no interior de algum recipiente tapado.

Gostou? Compartilhe!

 

Compartilhar
Pin
Twittar
+1
Compartilhar