Remédios para cólica menstrual

Para das mulheres que se queixam de dor, a Cólica Menstrual é tão forte que pode chegar a ser incapacitante, impedindo que consigam trabalhar ou exercer usas atividades regulares. Os Remédios para Cólica menstrual nesse caso, podem ajudar muito no alivio desse desconforto.

Antes de mais nada qualquer medicamento deve sempre ser receitado pelo médico, neste caso pelos ginecologistas, portanto nunca se auto medique.

Muitos desses medicamentos agem no organismo por meio da diminuição da síntese de um elemento chamado de prostaglandina, que é uma substância química produzida pelo organismo durante o período menstrual e, no caso é a responsável pelas dores da menstruação.

Entre os Remédios para Cólica que podem ser usados para aliviar esse sintoma estão o Ibuprofeno e a Dipirona, por exemplo.

Remédios para cólica menstrual mais indicados

remedios-para-a-colica-menstrual

O Remédios para Cólica menstrual a seguir, podem ajudar tanto para aliviar a dor e o desconforto abdominal provocados pela contração do útero e pela descamação natural do endométrio, quanto fazer a prevenção no caso de ocorrência de cólicas fortes no período menstrual.

Os mais indicados para alívio do desconforto sentido durante a menstruação são:

  • Analgésicos: como Paracetamol ou Dipirona;
  • Anti-inflamatórios (não esteroides): como Ibuprofeno, Pontin ou Ponstan;
  • Antiespasmódicos: Doralgina, Atroveran e Buscopan;

Além desses medicamentos o uso de anticoncepcional pode ser aconselhado em alguns caso, para isso consulte um especialista.

Alguns desses remédios também podem ser usados para tratar a TPM e seus sintomas, como irritabilidade, cansaço e inchaço abdominal. Saiba Como aliviar a TPM.

Alguns alimentos também pode ajudar no tratamento da cólica, pois possuem princípios analgésicos antiespasmódicos, que podem ajudar nesse período aliviando as dores, entre eles estão alguns chás como o de lavanda e o chá de gengibre. Veja mais remédios caseiros para cólica menstrual.

Como tomar Remédios para cólica

Os remédios para cólica somente devem ser administrados sob orientação de uma médico ginecologista ou um clínico geral. Esse medicamentos devem ser ingeridos, de preferência, depois das principais refeições do dia, assim se evita problemas de azia causado pelas pilulas.

Além disso, mulheres devem praticam exercícios físicos regularmente e comer alimentos saudáveis e ricos em vitaminas, em especial as do complexo B, como nozes, batata para prevenir a ocorrência de cólicas mais fortes.

O tratamento com antiespasmódicos, anti-inflamatórios ou mesmo anticoncepcionais, costuma dar conta de resolver o problema. Mas, em geral, não tão rápido quanto o desejo das mulheres que todos os meses sofrem com essas contrações pélvicas nada agradáveis.

Para ajudar no controle da dor pode ser necessario alguns outros cuidados, veja mais em Como parar a Cólica Menstrual.

É importante saber, entretanto, que, se por acaso a dor se manter insistente apesar do remédio ou caso as cólicas apareçam de repente em uma idade já avançada, é necessário consultar um ginecologista para investigar eventuais causas secundárias para o problema.

Uma causa secundária das dores seria por exemplo a endometriose, que é quando a camada que reveste o útero cresce para fora do órgão, causando problemas como infecções ou mioma uterino. Ou seja, caso você tenha dores persistentes todos os meses, não adie a sua consulta ao ginecologista!

Gostou? Compartilhe!

Leave a Reply