Por que é Importante ter uma alimentação saudável?

Realizar uma boa alimentação baseada em alimentos saudáveis, pode não ser algo tão simples, como simplesmente seguir algumas regras como: evitar gorduras e açúcares, e comer saladas.

Não significa que isso não seja importante, mas uma alimentação balanceada e saudável não se trata apenas disso.

Inicialmente, você precisa entender que para alcançar o equilíbrio alimentar e começar uma mudança real no seu estilo de vida você precisa fazer uma Reeducação Alimentar.

O que é uma alimentação saudável?

o-que-e-uma-alimentacao-saudavel

Quando pensamos sobre alimentação saudável, o que muitas pessoas pensam é que se trata de seguir dietas restritivas, ou comer salada o dia todo, mas não é disso que se trata, apesar do consumo de verduras e legumes fazer parte desse conceito.

Uma alimentação realmente equilibrada e saudável, está na verdade, mais relacionada com ingestão adequada dos nutrientes essenciais para nossas demandas diárias.

Os benefícios de uma alimentação saudável não vêm da combinação de diversos nutrientes de uma refeição, considerando diversos aspectos como formas de preparo de um prato, até relações sociais e culturais de determinado prato.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável deve levar em consideração os seguintes pontos:

1. Valorização dos aspectos culturais

As preferências e os hábitos alimentares de cada grupo social devem ser levados em consideração para uma alimentação saudável, ou seja, ela deve incluir alimentos, formas de preparo e pratos que sejam comuns e apreciados conforme a cultura de uma sociedade.

2. Garantia de acesso e sabor

Diferente do que muitas vezes se imagina, a alimentação saudável não precisa incluir itens caros ou de difícil acesso, nem precisa ser composta por refeições com pouco sabor. Pelo contrário: ela deve se basear em alimentos in natura amplamente disponíveis e que permitam combinações nutritivas e saborosas.

3. Variedade de alimentos

A ingestão de diferentes tipos de alimentos é fundamental para que sejam oferecidos todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

4. Diversidade de cores

Esse critério contribui para que a alimentação seja variada e estimula a ingestão de itens saudáveis, principalmente frutas, legumes e verduras.

5. Harmonia entre os alimentos

A harmonia da alimentação diz respeito às quantidades e à qualidade dos alimentos consumidos, de modo a suprir as necessidades nutricionais ao mesmo tempo em que respeita os aspectos culturais e sociais da comida.

6. Segurança

Por fim, uma alimentação saudável precisa atender aos quesitos de segurança e não oferecer riscos relacionados à contaminação física, química ou biológica.

Por que é importante ter uma Alimentação Saudável?

porque-ter-uma-alimentacao-saudavel

Aprender a se alimentar de forma saudável é fundamental para manutenção da saúde e bem estar físico. Investir mais em uma Alimentação Saudável, significa investir menos em remédios em um futuro próximo.

Isso por que práticas saudáveis como realizar exercícios físicos, boas noites de sono, ingestão adequada de água, e consumir alimentos saudáveis promove em equilíbrio através de uma alimentação saudável e de outros cuidados, tais como , passamos a ter uma vida muito mais saudável”.

Veja alguns Benefícios de manter uma Alimentação Saudável:

  • Promove a saúde e o bom funcionamento do organismo

Nosso corpo precisa de energia para manter todas as atividades vitais do organismo. E são os alimentos que irão proporcionar esse combustível.

Além do mais, os alimentos certos irão não apenas sustentar mais nutrir o seu corpo, com as vitaminas e minerais necessários para realizar bem as funções metabólicas.

Desta forma tudo no seu corpo tudo funciona corretamente, inclusive seu metabolismo.

  • Fornece energia ao corpo

Nada melhor quando precisamos de energia do que consumir alimentos ricos gorduras saudáveis. Alimentos como azeite de oliva, castanhas e óleo de coco são exemplos de fontes de gordura do tipo saudável.

  • Alguns alimentos aceleram o metabolismo

Para quem precisa de um “pique” à  mais a recomendado consumir Alimentos Termogênicos, eles aceleram o metabolismo de forma natural. Eles são perfeitos para quem leva uma vida agitada e desejam perder alguns quilinhos. Saiba mais sobre os termogênicos naturais.

  • Qualidade de vida

Conforme aumentamos o consumo de Alimentos Saudáveis e diminuímos o consumo de outros alimentos não tão saudáveis assim, como os industrializados, a nossa saúde e qualidade de vida melhora significamente.

  • Prevenção de doenças

A alimentação saudável e balanceada pode prevenir doenças como: obesidade, diabetes, pressão alta, gastrite, e até alergias.

Além disso, deve se ter muito atenção ao ingerir alimentos com grande quantidade de aditivos químicos e  agrotóxicos, já que eles podem causar uma série de riscos à sua saúde.

  • Expectativa de vida

A longevidade está ligada diretamente  com nossos hábitos durante toda a vida.

E a alimentação é parte crucial disso tudo. Aposte em alimentos mais naturais como verduras, chá verde, azeite de oliva, vegetais de cor verde escura, frutas vermelhas, entre outros.

  • Auxilia a perder peso

Melhorar sua alimentação no sentido de torná-la mais saudável pode te ajudar à perder peso.

Mas vale lembrar que, se você deseja emagrecer do forma eficaz além da alimentação adequada é preciso realizar exercícios físicos regularmente, dormir bem, entre outras atitudes.

  • Melhora a qualidade do sono

Procure jantar mais cedo e após o jantar, prefira lanches bem leves como: saladas, frutas ou sucos.

Para dormir melhor, consuma chás e alimentos calmantes como maracujá, leite morno, e camomila.

Passo a passo para uma Alimentação Saudável

passo-a-passo-para-uma-alimentacao-saudavel

Qualquer mudança de hábitos requer tempo se tornarem permanentes. Por isso, deve ser feita aos poucos, já que as mudanças viram hábitos com o tempo.

Pensando nisso separamos dois passos iniciais:

1. Comer com moderação:

Quando se fala de Alimentação Saudável menos é mais. Por isso a primeira lição é aprender a comer apenas suficiente para suprir as necessidades diárias do organismo e evitar excessos.

2. Comer em horários regulares:

Outra dica é ter horários mais ou menos regulares para comer, vou explicar.

Quando se têm horários mais ou menos regulares para se alimentar, evitamos as chamadas “beliscadas” e fome fora da hora de comer.

3. Experimente mais Alimentos In natura:

Procure dar um tempo nos Alimentos Industrializados, que geralmente são considerados mais “rápidos e práticos”.

É uma boa hora para experimentar alimentos in natura como: frutas, verduras, legumes, e oleaginosas por exemplo.

Prefira “lanchinhos” leves como sanduíches naturais, saladas, frutas.

4. Coma mais comida caseira

Devido à correria do dia a dia, muitas pessoas acabam optando por fast foods que com tempo fazem mal a saúde.

Por isso prefira uma comida caseira, com alimentos nutritivos e ricos em vitaminas, minerais e proteínas saudáveis.

5. Faça mudanças gradualmente

Muito mais importante que saber que qualquer mudança no hábito alimentar requer tempo, é saber fazer essas mudanças gradualmente.

Faça pequenas mudanças com cautela, tenha paciência, aos poucos elas se transformarão em hábito.

Afinal, sabemos que nem sempre é tão simples assim ter uma alimentação equilibrada como rotina.

Leave a Reply