Motivos para Comer Devagar as refeições!

Já sabemos atualmente que comer mas refeições pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois está forma de comer dá ao cérebro o tempo necessário para receber a mensagem que já nós alimentamos o suficiente e que não é preciso seguir ingerindo calorias.

Mas você sabia que existem vários Motivos para Comer Devagar? O ideal é mastigar os alimentos cerca de 30, 40 vezes antes de engolir a comida.

Emagrecimento não é o único motivo pelo qual você precisa para aprender a comer mais devagar. Veja!

Motivos para Comer Devagar

motivos-para-comer-devagar

Confira a seguir quais os Motivos para Comer Devagar e aprender a saborear melhor os alimentos:

  • Desfrutar o sabor dos Alimentos

Nada melhor que saborear uma refeição cheia de sabor, não é mesmo? E você já percebeu que poucas pessoas hoje em dia, conseguem realmente apreciar o sabor de uma boa comida se alimentando de forma muito rápida?

Além de poder causar problemas de saúde, a falta de apreciar bem os sabores torna o momento refeição algo sem graça, e não gera estimulo à suas papilas gustativas.

As papilas, não apenas nós permite sentir os diferentes sabores, mas também auxilia no processo de salivação, muito importante para conduzir o alimento corretamente ao estômago.

Benefícios de saborear melhor a comida:

  1. O primeiro é a produção de hormônio importantes como a dopamina e serotonina, estes hormônios são responsáveis pela manutenção do bom humor, disposição e prazer;
  2. O segundo é que ao apreciar melhor os alimentos você vai adquirindo certa facilidade de identificar diferentes sabores, seu paladar fica mais aguçado e refinado. Isso permite, inclusive, desenvolver suas preferências de sabor e até descobrir sabores novos.

Ao se alimentar, aproveite o momento para de fato saborear o alimento, seja de sua receita caseira, seja preparado por outra pessoa.

  • Melhor digestão

Se engana aquele que pensa que o processo de digestão começa apenas no estômago.

Quando consumimos um alimento, ele já começa a ser digerido na boca, e o processo da mastigação é muito importante para que a digestão ocorra de forma correta.

Nosso sistema digestivo efetua uma série de processos que requerem muita energia: isso vai desde a mastigação do alimento na boca, até a digestão no estômago, e finalmente a absorção dos nutrientes e eliminação dos dejetos no intestino.

Quando mastigamos muito rápido, esses alimentos não são bem digeridos no estomago, causando má digestão, azia e até dificultando a absorção dos nutrientes, ou mesmo dificultando o organismo de absorver nutrientes na quantidade necessária, por exemplo.

Além disso, quando o processo digestivo ocorre de forma muito rápida, o corpo acaba tendo que gastar muito mais energia para processar os alimentos, o que pode parecer ser positivo mas pode causar deficiências nutricionais no futuro.

O resultado, além de uma absorção pobre de nutrientes, você acaba com intestino “cansado”, devido ao esforço extra para digerir um alimento que não foi devidamente triturado na boa. O tempo ideal de uma refeição deve estar  entre 20 e 25 minutos no mínimo.

  • Comer mais Devagar ajuda a diminuir a gordura abdominal

A chamada Gordura Viceral ou gordura abdominal ocorre não apenas em casos de má alimentação, mas pela absorção rápida e em excesso de gorduras.

Existe um boas razões para se preocupar com o aumento da gordura viceral, essa gordura é a principal responsável pelo aumento de doenças cardíacas e infarto.

Comer Devagar não apenas ajuda o estomago e intestinos a trabalharem menos, como também diminui riscos de diversos problemas de saúde, como os de infarto, por exemplo.

Quanto maior a “barriguinha”, mais gordura visceral é produzida.

  • Você come Menos e Emagrece

Comer devagar, mastigando bem os alimentos também ajuda a comer menos. Isso acontece porque nosso cérebro demora para processar que já comemos o suficiente. O cérebro necessita de um tempo mínimo para processar e informar que você está satisfeito e não precisa se alimentar mais.

Quando temos o Hábito Saudável de mastigar bem os alimentos, damos ao corpo o tempo necessário para que a mensagem de que o já comemos o suficiente te chegue ao cérebro, resultado: Você come menos por que sente menos fome!

Mas lembre-se, se você quer Emagrecer de nada vai adiantar comer devagar, se a alimentação é feita a base de alimentos calóricos, gordurosos e muito pouco nutritivos. Uma boa sugestãopara fazer que as refeições sejam prazerosas e saudáveis é utilizar os alimentos mais em estado natural, e evitar alimentos industrializados e cheios de aditivos químicos que fazem mal a saúde e ao seu paladar.

Leia Também:

Gostou? Compartilhe!

Leave a Reply