Comer Rápido Engorda?

Você possuí o costume de comer muito rápido? Pois saiba que quem come as suas refeições de maneira muito rápida pode sofrer com gases no estômago, inchaço, má digestão, e ainda flatulência.

Mas afinal, comer rápido engorda e causa problemas de saúde? Continue lendo e saiba tudo que acontece exatamente quando comemos muito rápido as refeições?

Afinal, comer rápido engorda?

comer-rapido-engorda

Será que comer suas refeições de forma rápida engorda ou não tem nada a ver? Bem, de acordo com um estudo apresentado em um evento da Associação Americana do Coração comer rápido pode sim engordar e até aumentar as chances de desenvolver problemas cardíacos.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade Hiroshima no Japão, recrutaram 441 mulheres e 642 homens com idades aproximadas a 51 anos.

Esse grupo todo foi dividido em três turmas, de acordo com a velocidade que cada um se julgava comer: devagar, normal ou rápido. É importante informar que no ano de 2008, nenhum deles apresentava síndrome metabólica.

Em cinco anos de estudo, os pesquisadores descobriram que os indivíduos que comiam mais rapidamente tinham um risco mais elevado de desenvolver a síndrome metabólica do que quem comia num tempo considerado normal (11,6% contra 6,5%, respectivamente).

Consumir a comida de forma muito rápida ainda foi associada a ganho de peso, altas taxas de glicose no sangue e aumento da circunferência da cintura.

Esse não é a primeira pesquisa científica a ter essa conclusão.

Porque comer rápido engorda?

porque-comer-rapido-engorda

A resposta está nos chamados peptídeos, eles são responsáveis por informar ao cérebro que o corpo já está satisfeito e que é hora de parar de se alimentar.

Acontece que a liberação desse hormônio não acontece de forma instantânea, e necessário esperar alguns segundos até que o seu cérebro receba a mensagem de que já está satisfeito, e pode parar de comer.

Quem tem o hábito de comer rápido certamente sentirá mais fome nas principais refeições e durante o dia. E terá mais riscos de comer mais do que deve e, consequentemente, terá grandes chances de engordar.

Leia Também:

Dicas para Comer mais Devagar

  • Comece pela salada

Comece sempre a sua refeição para salada, e de preferência, acrescente verduras e legumes crus e mais duros (como a cenoura e o repolho), que exigem maior mastigação.

Ao começar a comer o prato principal, o cérebro rapidamente receberá o sinal de saciedade, e consequentemente você comerá menos.

  • Faça um planejamento prévio das suas refeições

Manter um horário regular para se alimentar ajuda o seu organismo a se preparar para a refeição. Procure reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para se alimentar.

  • Evite distrações durante as refeições

porque-comer-rapido-engorda-dicas-para-comer-mais-devagar-evite-distracoes

Na hora da refeição vale a pena desligar um pouco a tevê ou evitar ficar mexendo no celular. Essas distrações atrapalham e muito o momento da alimentação e acabamos consumindo muito mais do que o necessário.

  • Deixe o ambiente da mesa agradável

Não precisa de luxo ou ornamentos caros. Mas uma mesa bonita e bem organizada dá uma vontade maior de passar mais tempo se alimentando. Basta usar um jogo americano bonito é a mesa ganha outra cara.

  • Faça as refeições em família

Uma boa conversa tende a estender o tempo das garfadas, só não exagere. Quem não mora sozinho deve buscar chamar toda a família para as refeições, além de propiciar um tempo para todos conversarem juntos, vai proporcionaria bons momentos em família.

Gostou? Compartilhe!

Leave a Reply