As 7 Melhores e mais Baratas Fontes de Proteína Vegetal para sua Dieta

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Buscando Fontes de Proteína Vegetal boas para a dieta e ganhos massa muscular?

Vamos esclarecer o respeito de Proteínas de origem vegetal, bem como dar muito exemplos que você poderá usar na sua dieta.

Melhores e mais Baratas Fontes a Proteína Vegetal

  • Feijão

E já que falamos em, o Feijão possui diversas variedades –o preto, o carioca, o branco, o fradinho, etc. De alguma forma, todos eles tem certa coisa em comum:  são ótimas fontes de Proteína Vegetal.

Algumas diversidades vão possuir em grau superior de aminoácido que outras, no entanto no fim, qualquer um deles vão proporcionar no mínimo 7 gramas com proteínas por xícara.

Como usar a Proteína Vegetal do Feijão

Você poderá usufruir dos Benefícios da Proteína Vegetal proveniente do feijão de diversas formas. Tanto em receitas do dia a dia, como sopas e até usando a farinha de feijão branco.

As variedades são muitas basta escolher.

  • Quinoa

A quinoa, Mãe dos grãos, como chamavam os Incas que a cultivavam nos países andinos, é uma proteína completa. Isto significa que ela tem todos os nove aminoácidos que nossa estrutura física necessita.

Apenas uma xícara de quinoa cozida, cerca de 185 gramas, possui 8 gramas de proteína, bem como grande quantidade de aminoácidos fundamentais. Além de muitas fibras, ferro, magnésio e manganês.

Como usar a Proteína Vegetal da Quinoa:

A Quinoa pode ser usada em diversas receitas como em saladas, acompanhamentos e até mesmo substituindo grãos como arroz.

Fica muito saborosa em receita de Tabule, por exemplo.

Leia Também:

  • Semente abóbora e de girassol

Estas sementes são pouquíssimo utilizadas na alimentação, mas deveríamos consumir ambas, já que são baratas, acessíveis, muito nutritivas bem como ótimas fontes de Proteínas Vegetais.

A caroço de abóbora é preciosa fonte de ferro e também magnésio. No que diz respeito à proteína, possui 8 gramas a cada ¼ de xícara. Dobrado ista quantidade você terá todo o triptofano que precisa por dia.

As sementes de girassol são uma grande fonte de Vitamina E. Esta vitamina auxilia na neutralização dos radicais livres que por sua vez danificam as estruturas moleculares, como as membranas do cérebro, das células. Isso faz com que a vitamina E seja Anti-inflamatória. A vitamina E também agirá na pele, reduzindo os problemas de Envelhecimento Precoce, por exemplo.

A semente de girassol não perde em relação as proteínas, com 7,3 gramas de proteína a cada ¼ de xícara, inclusive fornecendo todos os aminoácidos essenciais.

Como usar a Proteína Vegetal de Semente de Girassol e Abobora:

Você pode ambas como complementos de saladas verdes, risotos e massas.

Se você desejar, pode misturar aos ovos mexidos, garantindo assim um sabor incrivelmente singular.

  • Pasta de amendoim

A pasta de amendoim é uma importante fonte de Proteínas Vegetais, oferecendo 8 gramas de proteína o cada 2 colheres de sopa. Contém grande quantidade dos aminoácidos fenilalanina e também tirosina, no entanto também tem todos o demais aminoácidos fundamentais.

O amendoim torrado também é uma ótima pedida, com impressionantes 11,5 gramas de proteína dentro de só 50 gramas, além com apresentar todos os nove aminoácidos fundamentais.

Como usar a Proteína Vegetal de Pasta de amendoim:

A pasta pode ser consumida pura (direto do pote de colher) ou acompanhando frutas, shakes, bolinhos, panquecas, cereais, pães, torradas, biscoitos, chocolate amargo, etc.

Como o amendoim e a pasta são bem energéticos e fontes de gorduras e proteínas vegetais, são opções excelentes para refeições pré e pós treino.

  • Folhas verdes escuras

Quanto mais escuro for o verde de algum alimento, maior será quantidade de nutrientes. É por isso que espinafre, couve, brócolis bem como outra verdura estão constantemente  associados à Dieta Saudável.

O espinafre, possui 5 gramas de proteína por xícara, enquanto o brócolis irá proporcionar 4 gramas poe xícara. Estas fontes de proteínas vegetais ainda contém todos os aminoácidos essenciais.

Como usar a Proteína Vegetal de Folhas Verdes Escuro:

Pode ser usadas em saladas, Sucos Detox ou para incrementar Receitas de Omelete por exemplo.

O ideal é, em qualquer refeição, consumir diversos estes vegetais com algum tipo de grão ou semente, porque desta forma você vai adquirir mais proteínas e também melhores quantidades de todos os aminoácidos importantes.

  • Castanhas

As castanhas no geral são boas fontes de Proteína Vegetal. Mas o teu uso deve ser cuidadoso, já que são abundantes também em calorias, especialmente as amêndoas, castanhas de caju e pistache, com cerca de 160 calorias a cada 5 gramas.

Como usar a Proteína Vegetal de Castanhas;

Mesmo sendo caloricas, vale a pena consumir um mix de castanhas no lanche, para ganhar gorduras saudáveis, proteínas e aminoácidos essenciais de uma fonte deliciosa.

Podem ser usadas em receitas como bolos e até leites vegetais também.

  • Lentilhas e Ervilhas

Outra super fonte de Proteína é a lentilha. Em uma porção de 100 gramas de lentilha, 8,9 gramas são de proteína completa, com todos os aminoácidos fundamentais.

É também, bastante rica em fibras e vai te deixar saciado por muito mais tempo, sendo um aliado forte para quem quer perder peso. Pode ser feita como o feijão, em sopas ou até em um hambúrguer de lentilha.

As ervilhas também são ricas em proteína, que é de fácil digestão e contém altos níveis de compostos essenciais de fortalecimento muscular, tais como glutamina e aminoácidos de cadeia ramificada.

Uma xícara de ervilhas contém nove gramas de proteína. E ao contrário de muitas outras fontes de proteínas vegetais, ela não contém anti-nutrientes, substâncias que podem inibir a absorção de vitaminas e minerais durante a digestão.

Como usar a Proteína Vegetal de Lentilhas e Ervilhas:

Essas também tem um uso diverso: podem ser usadas em sopas, saladas, em tortas salgadas e acompanhamentos.

Proteína Vegetal Musculação

A proteína origem vegetal desempenha papel fundamental na ingestão pós treino de musculação porque auxilia na recuperação e na diminuição de peso devido a baixa quantidade de gordura, sensação de saciedade e por conter um teor elevado de fibras.

Além disso, fornecem diversos nutrientes importantes como carboidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças.

Essas são só algumas fontes de Proteínas Vegetais, existem muitas outras.

 

 

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Proteína Vegetal
Author Rating
51star1star1star1star1star