Benefícios do Pepino: Para Que Serve e Como Usar

Adblock Detectado

Nosso site só é possível devido a exibição de anúncios. Por favor, considere nos apoiar desativando o seu bloqueador de anúncios. Desde já agradecemos!

Avalie este post

beneficios-do-pepino-para-a-saude

Você sabe quais são os Benefícios do Pepino?

Bastante presente na alimentação dos brasileiros, o pepino combina bastante com os dias de calor: é refrescante, possui gosto agradável e uma textura crocante! Veremos a seguir os maiores Benefícios do Pepino, com que objetivo serve precisamente e quais características se destacam.

Benefícios do Pepino

Veremos a seguir como as características do pepino trazem Benefícios do Pepino para saúde e interessante para emagrecer:

  • Benefícios do Pepino: efeito anti-inflamatório

beneficios-do-pepino-anti-inflamatorio

Pesquisas realizadas em animais indicam que o extrato de pepino possui uma atuação anti-inflamatória: ele conseguiu evitar a elaboração excessiva de óxido nítrico e impedir a cicloxigenase 2 ( ou COX-2).

Grandes quantidades de óxido nítrico prejudicam mais os quadros inflamatórios. Na asma brônquica, por exemplo, o gás auxilia a retrair as vias aéreas. A COX-2 é uma enzima que inclusive participa do mecanismo da inflamação e que até mesmo é alvo de vários remédios anti-inflamatórios.

  • Evita a gripe

beneficios-do-pepino-contra-a-gripe

Um dos Benefícios do Pepino é apresentar quantidades significativas de água e de fibra insolúvel. Indivíduos com gripe crônica são capazes de realizar o uso diário do legume. Ele é uma alternativa natural de tratamento para desta complicação. A associação da água com as fibras é ideal para estimular de maneira acelerada a ejeção das fezes e demais resíduos e toxinas resultantes do metabolismo.

  • Benefícios do Pepino: função antioxidante

beneficios-do-pepino-anti-oxidande

O pepino tem uma grande quantidade de agentes antioxidantes: betacaroteno, vitamina C, manganês e alguns compostos flavonoides. Várias doenças são provocadas pelo chamado stress oxidativo, como, por exemplo, os mais variados tipos de câncer.

Cientistas constataram que o extrato fresco de pepino proporciona um benefício da eficiência antioxidante e uma maior extinção de radicais livres em animais.

  • Benefícios do Pepino: diurético natural

beneficios-do-pepino-diuretico-natural

A grande quantidade de água presente no pepino amplifica a porção de urina criada pelo corpo. Essa maior eliminação de urina previne episódios de infecção urinária, uma vez que dessa maneira as bactérias são eliminadas do corpo, e inclusive evita a formação de cálculos renais. Este é um dos Benefícios do Pepino mais buscados visto que os indivíduos desejam amenizar o inchaço, e a retenção de líquidos.

  • O pepino auxilia a proteger-se e a combater o câncer

beneficios-do-pepino-protecao-contra-cancer

Dois tipos de fitonutrientes obtidos no pepino, as lignanas e os triterpenoides, apresentam função anti-câncer.

No momento em que digeridas, as lignanas do pepino (lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol) são transformadas em enterolignanas (enterolactona e enterodiol), pela atuação das bactérias existentes em nosso espaço digestor. Estas moléculas, por sua vez, podem se prender a receptores de estrogênio, e isto possui ação profilática em oposição a tumores malignos associados ao mesmo hormônio. As lignanas, então, reduzem as chances de ocorrência de câncer de mama, ovário, útero, endométrio e próstata.

Uma pesquisa divulgada no Journal of the National Cancer Institute avaliou cerca de 1000 mulheres na pós-menopausa. Os resultados indicaram que aquelas que ingeriram mais lignana mostraram pouco perigo de reproduzir câncer de endométrio. Uma outro estudo publicado no Journal of Nutrition, feita com 800 mulheres, igualmente mostrou que as que mais consumiram este fitonutriente, tiveram mais baixos chances de ter câncer de ovário.

As cucurbitacinas A, B, C e D são os triterpenoides localizados no pepino. Várias pesquisas estão sendo realizadas com estas substancias, até mesmo pelas indústrias farmacêuticas. Os cientistas descobriram que as cucurbitacinas são capazes de fechar vias de sinalização cruciais para a propagação e a continuidade das células cancerígenas. uma pesquisa divulgada no Journal of Cancer Research constatou que suplementos de cucurbitacina B foram capazes de dificultar, em 50%, o desenvolvimento de sete linhagens de células malignas do pâncreas humano.

  • Proteção contra algumas doenças neurológicas

beneficios-do-pepino-protecao-contra-doencas-neurologicas

A desidratação é uma das motivos mais comuns de cefaleia. O pepino possui magnésio e é cheio de água. Pesquisas relatam que alimentos que contem essa conciliação ( água e magnésio) são eficazes em oposição a a dor de cabeça exatamente por preservar o indivíduo hidratado.

Além disso, como já indicado primeiramente, o pepino possui características anti-inflamatórias, o que além disso auxilia a amenizar a dor.

A fisetina é um flavonoide com função anti-inflamatória presente no pepino. Em ratos com Alzheimer, ela ajudou a regular as deficiências na memória e de aprendizado, sinais incapacitantes para os portadores dessa enfermidade.

  • É bom para o coração

beneficios-do-pepino-e-bom-para-o-coracao

O pepino tem potássio, que por si apenas, possui uma atuação vasodilatadora. E o potássio, associado as fibras e o magnésio igualmente existentes no legume, auxilia a diminuir a pressão arterial.

Um estudo mostrou que utilizar alimentos ricos nesses 3 tipos de nutrientes, agregado é evidente a uma alimentação balanceada, reduziu em até 5,5 pontos a pressão sistólica e em até 3 pontos a pressão diastólica.

As características antioxidantes do pepino por outro lado auxiliam a evitar a arteriosclerose.

  • Benefícios do Pepino: excelente para os diabéticos

O pepino é um mantimento que pode e precisa ser usado pelos portadores de diabetes. O alimento tem um baixíssimo índice glicêmico, ou seja, seu consumo não causa picos de glicose no sangue, que sobrecarregam o pâncreas. E o mais proveitoso: o pepino tem um hormônio que é exigido pelas células betas do pâncreas, para reduzir a insulina.

  • Benefícios do Pepino: bom para a pele

beneficios do pepino bom para a pele

Você pode separar rodelas ou pedaços maiores de pepino para utilizar topicamente. O frescor da hortaliça é ótimo para cuidar de queimaduras derivados da exibição ao sol, por exemplo. Este resultado tranquilizante do pepino inclusive alivia mais tipos de irritações, inflamações e inchaços que atingem a pele.

  • Benefícios do Pepino: deixa os ossos mais fortes

beneficios-do-pepino-e-bom-deixa-os-ossos-mais-fortes

O pepino é uma magnifica fonte de vitamina K, uma substancia essencial para os nossos ossos. A vitamina amplifica a captação de cálcio pelos ossos. Seu déficit os torna mais frágeis, susceptíveis a fraturas.

Certa pesquisa relatou que homens e mulheres idosos que ingerem mais vitamina K apresentam mais baixos chances de sofrerem fraturas na pelve. Um outro estudo publicada no American Journal of Clinical Nutrition revelou que há uma referência entre uma menor espessura óssea em mulheres e os graus reduzidos da vitamina no corpo.

  • Benefícios do Pepino: auxilia a emagrecer

beneficios-do-pepino-ajuda-a-emagrecer

Como já vimos, um dos Benefícios do Pepino é  que este alimento possui pouquíssimas calorias, porém muito rico nutricionalmente. Ou seja: ele pode ser empregado em qualquer tipo de programa de reeducação alimentar. O pepino é até mesmo uma celebridade das dietas detox.

Várias vezes, a percepção de fome surge no momento em que, na verdade, estamos precisando somente ingerir água. A desidratação causa este desejo de alimentar-se e, o pepino, graças ao seu alto conteúdo de água, auxilia na hidratação e a diminuir a fome.

As fibras do pepino igualmente são essenciais aliadas para o progresso do emagrecimento. Elas além disso promovem essa percepção de satisfação e saciedade.

Informação nutricional

A tabela a seguir representa a composição nutricional de 100 g de pepino cru:

Carboidrato1,7 gCarotenoides35 mcg
Proteína1,4 gPotássio140 mg
Gordura0,6 gMagnésio8 mg
Fibra0,7 gFósforo18 mg
Energia19 Kcal

Vantagens do pepino para a saúde

  • Auxilia a perder peso, por que é carente em calorias e proporciona uma percepção de satisfação;
  • Melhoria do tônus e saúde muscular, por regular potássio e magnésio;
  • Beneficia a circulação sanguínea, por ser fraco em gorduras e cheio de água;
  • Conserva a hidratação, por ser realizado especialmente de água;
  • Melhoria no tráfego intestinal, por causa de à participação de fibras;
  • Previne o câncer, por ser acentuado em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos;
  • Benefício a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por regular antioxidantes e carotenoides;
  • Benefício a saúde do coração, por ser farto em potássio.

Quais vitaminas do pepino?

beneficios-do-pepino-para-a-saude

Um dos Benefícios do Pepino e ele que contêm a maioria das vitaminas que você precisa ingerir diariamente. Um fruto chega a contém Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Zinco além de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C.

Características do pepino

beneficios-do-pepino-caracteristicas

Cada 100 gramas de pepino, duro e com casca, contem somente 16 calorias, até visto que seu essencial componente é a água ( cerca de 95% do inteiro ) ( Veja mais em Calorias do Pepino – Tipos, Porções, Dicas e Receitas). Eles são uma ótima fonte de vitamina K e molibdênio, e apresentam boas quantidades de ácido pantotênico e fibras. Contem inclusive vitamina C, vitamina B1, biotina, carotenoides, potássio, cobre, magnésio, manganês, fosforo, sílica, triterpenoides, lignanas e flavonoides.

As características medicinais mais proeminentes do pepino são as atividades anti-inflamatória, antioxidante e laxativa.

Origem do pepino

beneficios-do-pepino-origem-do-pepino

A origem mais possível do pepineiro é no país indiano e sua vinda à Europa ocorreu por meio de dos romanos. Há relatos da sua cultivação na França ( século IX) e Inglaterra ( século XIV). Nas Américas, o pepino foi introduzido pelos colonizadores europeus (no caso do Brasil, pelos portugueses). A plantação de pepino prosperou em nosso país uma vez que ele se desenvonve bem, preferencialmente, em áreas mais tropicais e igualmente em locais de clima mais ameno. Não é à toa que as regiões brasileiras com maior produtividade são a Sudeste e a Sul.

Diversidades de pepino no Brasil

Há uma ampla diversidade de tipos de pepino pelo mundo, e eles são capazes de ser classificados de duas formas: em pepinos para corte, os que são usados in natura; e em pepinos para conserva, ou seja, que são transformados em picles. Realizar conservas é um sistema de conservação de alimentos.

As variantes do pepino para corte mais comuns no Brasil são:

  • Pepino Japonês: comparado aos demais, esses espécimes são os mais alongados e finos. A casca apresenta reentrâncias e é de tom verde-escuro e lustroso.
  • Pepino Caipira: esses evidencia uma casca lisa e de tinta verde-claro com estrias brancas.
  • Pepino Aodai: esses do mesmo modo contem uma casca lisa, porém são verde-escuro.

O mercado seleciona mais tipos de pepino, mais adequados, para fazer picles.

Vamos agora entender mais sobre as utilidades, as características e os Benefícios do Pepino para a nossa saúde.

Para o que serve o pepino?

beneficios-do-pepino-para-que-serve

Outro Benefícios do Pepino é ser um mantimento pouco calórico e possui nutriente. Ele é constantemente utilizado para o preparo de saladas. Picles e pequenas tiras de pepino são capazes de ser servidas como aperitivo. Ambas as formas, crua e em conserva, igualmente são usadas como conteúdo em lanches.

Você também pode preparar sopas quentes ou frias, purês e refogados com o pepino. Além disso, ele vem sendo bastante utilizado como elemento dos chamados “sucos detox” e da “ água de pepino ”, bebidas refrescantes que auxiliam a eliminar impurezas do corpo.

Porém não é apenas culinária que ele se destaca. Além disso pode ser achado na elaboração de vários produtos cosméticos.

Gostou? Compartilhe!