Todos nos sabemos bem que sol em excesso por causar problemas de saude, mas será que você conhece os benefícios do sol para a nossa saúde como um todo? Pois é, um dos benefícios e a produção de vitamina D através dos raios solares.
Mas você sabe qual a melhor maneira de tomar sol para produzir vitamina D de maneira segura? Então confira o nosso artigo com as melhores dicas para tomar sol e obter todos os benefícios que ele pode proporcionar para a sua saúde.
Como tomar sol para produzir Vitamina D
Os alimentos considerados fontes abundantes da vitamina D, como peixes e fígado, não proporcionam a quantidade diária mínima necessária desse nutriente. Portanto, a vitamina D gerada na pele através dos raios solares é o principal meio de obtenção dessa vitamina para o corpo. Saiba em que alimentos fontes de vitamina D.
Qual a importância de tomar sol?
E através dos raios solares do tipo ultravioleta B, que nosso corpo consegue produzir a vitamina D e, por meio dela, que o organismo ira conseguir absorver adequadamente o cálcio, e assim fortalecer os ossos.
Portanto, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, com temor do câncer de pele, a exposição solar é imprescindível para o bom desempenho e a manutenção da saúde do nosso organismo.
Como posso tomar Sol de forma segura?
Para tomar sol e ainda produzir vitamina D de maneira segura, você pode deixar a pele exposta ao sol todos os dias durante 15 à 20 minutos, lembre-se que para absorver a vitamina D de forma eficiente não se deve utilizar protetor solar.
Este tempo deve ser estendido para 45 minutos à 1 hora ao dia, para pessoas de pele morena e negra. Pois, quanto mais escura a pele, mais complicado é a fabricação de vitamina D.
A exposição ao sol com intuito de produzir vitamina D, deve ser feita preferencialmente ao ar livre, sem barreiras que possam prejudicar como protetor solar ou vidros de carro, e com o máximo de pele exposta a luz, para que os raios UVB atinjam rapidamente a maior porção de pele possível.
Qual o melhor horário para tomar sol?
O melhor horário para tomar sol é depois das 10h da manhã e antes das 16:30h da tarde, porém deve-se evitar tomar sol nos horários entre as 12h e as 15h, que é o período aonde a radiação solar tem maior incidência.
Quais os horários do dia que devemos evitar o sol?
Deve-se evitar pegar sol depois das 10 horas e antes das 16 horas, isso pois, a incidência dos raios é muito mais intensa e risco de problemas como queimaduras e risco de câncer de pele aumentam consideravelmente.
Portanto, sempre que for se expor ao sol nesses horários de maior incidência a indicação é sempre usar protetor solar e procurar se proteger com chapéus e óculos de sol.
Deficiência de vitamina D
Sabemos que nós obtemos a vitamina D através de alimentos específicos e a partir da exposição à radiação solar. A maior parte dos adultos, não apresentam déficit de vitamina D, e pode não se preocupar muito com isso.
Porém, algumas pessoas, especificamente pessoas com pele escura e que tenham idade maior de 65 anos, apresentam maior nível de risco de gerar a deficiência de vitamina D. A maior parte dos indivíduos não possuem sintomas. Em casos graves de déficit, os indivíduos podem apresentar problemas como ossos finos e frágeis.
O tratamento é feito basicamente através de suplementação de vitamina D e é recomendado pegar sol diariamente.
Idosos e bebês devem tomar sol diariamente, uma vez que eles precisam de ao menos 20 minutos ao luz para elaborar quantidades adequadas dessa vitamina.
As principais consequências da deficiência de vitamina D são:
- Sintomas depressivos;
- Eleva o risco de quedas e fraturas ósseas;
- Pode causar osteomalácia em crianças;
- Osteoporose;
- Dor e fraqueza muscular;
- Diminuição de cálcio e fósforo na corrente sanguínea;
Saiba mais sobre a falta de vitamina D.
Gostou? Compartilhe!