A vida de toda mulher não é nada fácil, cuidar da casa do trabalho e tudo mais. Todos os meses, infelizmente, podemos ter uma dor de cabeça a mais, as desagradáveis cólicas menstruais que podem surgir todos os meses.
Essas cólicas são comuns, mas, muitas vezes, podem tornar nossa rotina tanto de trabalho e como das atividades cotidianas mais básicas um martírio.
Se você sofre com dores todos os meses, e não vê a hora de saber Como Parar a Cólica Menstrual, confira, a seguir, algumas dicas sobre como aliviar ou mesmo para de vez com as terríveis cólicas!
E mais, como é possível reduzir seus efeitos negativos no organismo de forma natural.
Como surgem e Como parar a Cólica Menstrual?
Conhecida também pelo nome cientifico dismenorreia, a cólica que ocorre durante o período menstrual é uma dor que pode se estender dese a lombar até a região do pé da barriga, podendo se manifestar também na porção mais baixa do abdome.
Sua manifestação ocorre devido a contrações naturais do útero. Essas contrações são importantes para eliminar o endométrio (camada mais espessa do útero), e sempre se manifesta antes ou durante o período menstrual.
As cólicas menstruais podem ser classificadas em primárias e secundárias, sendo quê:
Cólica primária: é quando existe um histórico de cólicas desde o primeiro ciclo menstrual da vida da mulher.
Cólica secundária: é quando a mulher não tinha cólicas e passa a apresentar em determinada momento de sua vida. Geralmente a dismenorreia secundária gera maiores problemas, mas toda cólica deve ser investigada se incomoda muito a mulher.
As mulheres com esses sintomas devem procurar um médico ginecologista para um diagnóstico preciso e para que possa receber o tratamento que mais se adeque a seu caso.
Dicas para Parar a Cólica Menstrual
Existem diversas técnicas que podem te auxiliar muito nessa tarefa Como parar a Cólica e que vão sim diminuir a dor e o desconforto causado pelas cólicas menstruais. Veja alguns exemplos:
-
Tome medicamentos para a dor
Consulte seu médico ginecologista e peça para ele receitar um analgésico ou remédios específicos para diminuir a sua cólica. Lembrando que a auto medicação não deve ser uma vista como uma alternativa. Sempre procure a ajuda de um profissional!
Existe diversos analgésicos excelentes e que auxiliam muito a acabar com a cólicas. Entre eles estão:
- Paracetamol;
- Dipirona;
- Buscopan.
Lembrando, sempre antes de tomar qualquer medicamento se consulte com seu medico de confiança. A auto medicação nunca não é aconselhada! Veja outros remédios para cólicas menstruais.
-
Faça exercícios físicos
Alguns exercícios podem realmente aliviar as dores das cólicas. Pois ajudam a relaxar a musculatura do abdômen e toda musculatura local. Confira aqui alguns.
-
Pratique meditação
Pesquisas comprovam que a meditação diária pode efetivamente ajudar no tratamento e alívio de dores cronicas.
-
Aqueça o abdômen
Tomar um banho quente, ou usar uma bolsa de água quente sobre a região da dor pode contribuir para aliviar muito o desconforto. Isso acontece porque o calor tem a capacidade de relaxar toda a musculatura local, o que facilita um relaxamento da musculatura pélvica e lombar diminuindo as dores.
As cólicas menstruais são um sintoma comum entre as mulheres, mas, se você sente muitas dores todos os meses. E esse desconforto têm causado muito impacto nas suas atividades cotidianas, não deixe de procurar um médico para uma melhor avaliação.
Gostou? Compartilhe!