O arroz é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, no Brasil está presente em quase todas as casas dos brasileiros.
Em sua versão integral é ainda mais nutritivo, sendo rico em minerais essenciais, como zinco, ferro, fósforo, cálcio, selênio, magnésio e potássio. O arroz integral também é fonte de fibras, ácidos graxos, proteínas e de vitaminas do complexo B, além de ácido fólico, vitamina E e vitamina K.
Se você gostaria de adotar uma alimentação saudável, incluindo o arroz integral na sua dieta, nós do Reeducar Emagrece explicamos como fazer um arroz integral soltinho e delicioso!
Receita de Arroz Integral Soltinho
O arroz integral demora um pouco mais para cozinhar, esse é o motivo pelo qual algumas pessoas podem pensar que seu preparo é mais difícil.
Mas, vamos te mostrar que preparar um arroz integral soltinho é tão simples como o arroz branco comum.
Além do mais, os benefícios do arroz integral são superiores ao arroz tradicional. E grande parte dos seus benefícios são devido a maior quantidade de nutrientes ele também é um alimento rico em fibra.
Confira abaixo o passo à passo de como preparar esta receita de arroz integral delicioso e soltinho.
Mode de Preparo:
- Em uma panela refogue a cebola (em fogo baixo) com um fio de azeite extravirgem até que ela fique transparente;
- Adicione a água com cuidado, e em seguida o sal;
- Você não deve refogar o arroz integral junto com a cebola, pois assim ele não vai cozinhar do jeito certo;
- Acrescente o arroz à panela, e aumente o fogo;
- Espere ferver. Em seguida baixe o fogo, e tampe a panela;
- Deixe cozinhar por aproximadamente 15-20 minutos;
- Quando sentir que arroz absorveu a maioria da água, desligue o fogo;
- Mantenha a panela tampada por mais 10 minutos (atém que o restante da água evapore).
Dica: Antes de iniciar o cozimento do arroz integral você deve coloca-lo de molho em água por, no mínimo, 3-4 horas. Isso é fundamental para que seu arroz fique macio e soltinho. Além do mais, como o arroz integral não passou por processamento, como o arroz branco, ele contém ainda um ácido chamado fitato (também conhecido como fítico), essa substância é considerada um anti nutriente que dificulta o processo digestivo, podendo causar desconforto e gases.
Deixar o arroz na água de molho ajuda a eliminar essa substância prejudicial e também amacia o grão, fazendo com que ele mais rápido. Veja também: Como cozinhar de maneira correta cada tipo de alimento .
Gostou? Compartilhe!