O novo coronavírus até o momento (18 de março), já atingiu 509 infectados em todo o Brasil, e temos casos em 20 estados e no DF (veja mais).
O vírus é muito contagioso e pode, em casos mais graves provocar pneumonia e morte – em especial nas pessoas que estão no chamado Grupo de Risco. Portanto, é importantíssimo saber o que é ou não um sintoma de coronavírus. Isso pode salvar sua vida neste momento em que a epidemia esta se espalhando e a demanda por atendimento médico é alta.
Sintomas do Coronavírus

Febre, tosse seca, falta de ar e coriza nasal são alguns sintomas do Coronavírus, mas outras doenças (como gripe e resfriado) podem apresentar os mesmos sintomas. Então, como identificar um sintoma que não é do novo coronavírus?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas provocados pelo novo coronavírus são:
- Tosse;
- Febre;
- Coriza ou congestão nasal.
Porém, outros sinais e sintomas podem, também estar associados a infecção por coronavírus. De acordo com boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde esses sintomas são:
- Fadiga/cansaço;
- Mialgia/artralgia (dor muscular);
- Dor de cabeça;
- Calafrios;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Gânglios linfáticos aumentados;
- Diarreia;
- Náusea;
- Vômito;
- Desidratação;
- Inapetência (falta de apetite).
Sintomas que NÃO são do Coronavírus

A seguir estão listados sintomas que NÃO indicam infecção pelo novo coronavírus, mas que indicam a necessidade de atendimento médico.
1 – Dores no rosto
Dores na face são sintomas de outras infecções, geralmente sinusite, quando os seios da face estão com alguma infecção que causam inflamação na região da face.
2 – Dores na barriga
Dores na barriga são sintomas que podem ser representar diversas condições de saúde. Entre elas, estão a hepatite E, a dengue, a gastroenterite e a gripe comum. Geralmente em junto com outros sintomas como febre e cansaço.
3 – Dor atrás dos olhos
A dor atrás dos olhos pode estar associada a febre, coriza ou tosse constante, e pode ser um sintoma para outras condições de saúde , como sinusite ou outras doenças como a dengue, mas não é sintoma de coronavírus.
4 – Dificuldade de concentração
Quando estiver associada a náusea, fotofobia e não houver coriza e congestão nasal, pode indicar uma possível enxaqueca.
Diagnóstico do coronavírus
Por provocar sintomas muito parecidos com a de uma gripe ou resfriado, a infecção provocada pelo coronavírus só pode ser confirmada através de exames laboratoriais específicos.
Por isso, é necessário ficar atento aos sinais e sintomas apresentados, é importante saber identificar sintomas que não são associados ao Covid-19 para saber se você tem pode ou não estar infectado com o coronavírus.
O diagnóstico do novo coronavírus é realizado a partir de exames laboratoriais.
Leia Mais:
No Responses