Caracterizada por combustão e dor na boca do estômago, a azia é um sintoma do corpo de que uma coisa está inadequada com seu sistema gastroesofágico. O pesar, que pode até brilhar para o busto ou o pescoço, pode ser ampliado no momento em que o uso de café é exagerado.
Tomar muito café dá azia?
Isto acontece visto que alimentos ricos em cafeína amortecem a válvula cárdia, encarregado por moderar a chegada de substâncias no esôfago. Enfraquecida, essa válvula que encontra-se entre o esôfago e o estômago permite que o ácido ou a alimento do estômago volte para o esôfago, causando dessa maneira o incômodo.
Como combater a azia
Se você frequentemente padece com os incômodos provocados pela azia precisa, antes de se automedicar ou pedir tratamentos paliativos, fazer exames clínicos para saber o motivo do distúrbio.
Má refeição Maus hábitos, gestação, stress e até mesmo indício de câncer de estômago são capazes de ser desencadeadores do incômodo. Além disso, a combustão no estômago pode ser um indício de infarto, o que ressalta a valia da análise de um médico.
Confira a seguir algumas dicas simples que podem ajudar com o problema:
- No decorrer das refeições, evite alimentar-se muito rapidamente ou até satisfazer demais o estômago, uma vez que o exagero de alimentos potencializa a fabricação de ácido gástrico, aumentando dessa maneira o perigo de o líquido atingir o esôfago.
- Por outro lado, não fique bastante tempo sem se alimentar, já que jejum demorado igualmente propicia o armazenamento de ácido do estômago, que pode refluir para o esôfago. Reduza o uso de alimentos gordurosas e, se possível faça um diário alimentar para identificar quais mais produtos são capazes de provocar a aborrecimento.
- É aconselhável inclusive não ingerir liquido no decorrer das refeições. O comportamento pode provocar modificações na digestão, uma vez que amplifica o volume gástrico e faz com que mais ácidos sejam liberados.
Leia Também:
Gostou? Compartilhe!